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Participatory Online Platforms and the Construction of Citizen’s Autonomy in He...

Duarte Martins, Nuno; Alvelos, Heitor; Espanha, Rita

The goal of the present study is mapping the nature of possible contributions of participatory online platforms in citizen actions that may contribute in the fight against cancer and its associated consequences. The research is based on the analysis of online solidarity networks, namely the ones residing on Facebook and the blogosphere, that citizens have been gradually resorting to. The research is also based ...

Data: 2013   |   Origem: CiencIPCA

Da partilha à acção colectiva dos cidadãos: O contributo dos Novos Media no a...

Duarte Martins, Nuno; Alvelos, Heitor; Brandão, Daniel

O contributo das redes sociais na luta contra o cancro tem sido conhecida, especialmente, pelo sucesso de movimentos de cidadãos com o objectivo de sensibilizar a sociedade portuguesa para a dádiva de medula óssea. Este tipo de campanhas solidárias, com o apoio dos Novos Media, foi um fenómeno iniciado em 2009 e tem vindo a desenvolver-se, sobretudo, no Facebook. Desde então, novos movimentos têm aparecido regu...

Data: 2012   |   Origem: CiencIPCA

The Museum Of All: Institutional Communication Practices in a Participatory Net...

Brandão, Daniel; Alvelos, Heitor; Duarte Martins, Nuno

The Museum Of All: Institutional Communication Practices in a Participatory Networked World

Data: 2012   |   Origem: CiencIPCA

Contributo para a discussão sobre um novo conceito de museu através da análise ...

Brandão, Daniel; Alvelos, Heitor; Duarte Martins, Nuno

Neste mundo interconectado em que vivemos, em que os media digitais são cada vez mais universais, sociais, omnipresentes e baratos; em que cada indivíduo já não depende das organizações para estruturar a sua participação nem para comunicar com os demais; em que os consumidores se tornaram produtores e a notoriedade dos amadores se sobrepõe, em muitos casos, à reputação dos profissionais, qual será o papel a des...

Data: 2012   |   Origem: CiencIPCA

“Ajudar a Marta” e “Juntos pela Teresa”: Análise comparativa da estratégia de c...

Duarte Martins, Nuno; Alvelos, Heitor; Brandão, Daniel

A luta contra o cancro através das redes sociais tem sido conhecida, sobretudo, pelo sucesso de movimentos de cidadãos com o objectivo de sensibilizar a sociedade portuguesa para a dádiva de medula óssea. Na presente investigação, interessa-nos averiguar como se desenvolvem este tipo de campanhas e que factores contribuíram para o seu sucesso, procurando compreender não só o poder da Web 2.0, mas também questõe...

Data: 2012   |   Origem: CiencIPCA

Design de estratégias de registos documentais participativos: Ações a implement...

Brandão, Daniel; Alvelos, Heitor; Duarte Martins, Nuno

Nesta comunicação apresentamos as metodologias utilizadas no trabalho de documentação participativa que está a ser desenvolvido no programa Manobras no Porto, no âmbito do projeto de investigação “The Museum of All: Práticas de Comunicação Institucional num Mundo de Redes Participativas”. Numa altura em que nos deparamos com grandes transformações económicas, sociais e culturais nas nossas sociedades, acredita...

Data: 2012   |   Origem: CiencIPCA

Da Partilha à Acção Colectiva dos Cidadãos: O contributo dos Novos Media no ape...

Martins, Nuno Duarte; Alvelos, Heitor; Brandão, Daniel

O contributo das redes sociais na luta contra o cancro tem sido conhecida, especial- mente, pelo sucesso de movimentos de cidadãos com o objectivo de sensibilizar a sociedade portuguesa para a dádiva de medula óssea. Este tipo de campanhas solidárias, com o apoio dos Novos Media, foi um fenómeno iniciado em 2009 e tem vindo a desenvolver-se, sobretudo, no Facebook. Desde então, novos movimentos têm aparecido re...

Data: 2012   |   Origem: Comunicação e Sociedade

Contributo para a discussão sobre um novo conceito de museu através da análise ...

Brandão, Daniel; Alvelos, Heitor; Martins, Nuno Duarte

Neste mundo interconectado em que vivemos, em que os media digitais são cada vez mais universais, sociais, omnipresentes e baratos; em que cada indivíduo já não depende das organi- zações para estruturar a sua participação nem para comunicar com os demais; em que os consu- midores se tornaram produtores e a notoriedade dos amadores se sobrepõe, em muitos casos, à reputação dos profissionais, qual será o papel a...

Data: 2012   |   Origem: Comunicação e Sociedade

Os Media Participativos e o poder da Identidade na Oncologia: o Cidadão e a Ins...

Duarte Martins, Nuno; Alvelos, Heitor; Espanha, Rita; Brandão, Daniel

Neste artigo procuramos averiguar a relevância que as marcas e identidades têm nas plataformas participativas no contexto da saúde, em particular na oncologia. Apesar de estas plataformas disponibilizarem aos cidadãos e instituições as mesmas ferramentas, a sua capacidade de mobilização não é a mesma. As instituições parecem ter maior facilidade, mas nem sempre tal acontece. Discutir o conceito de marca e de id...

Data: 2011   |   Origem: CiencIPCA

The decentralized social networking systems towards mobilizing actions of citiz...

Duarte Martins, Nuno; Alvelos, Heitor; Brandão, Daniel

The goal of the present study is mapping the nature of possible contributions of participatory online platforms in citizen actions that may contribute in the fight against cancer and its associated consequences. These platforms are usually associated with entertainment: in that sense, we intent to test their validity in other domains such as health, as well as contribute to an expanded perception of their poten...

Data: 2011   |   Origem: CiencIPCA

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