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Os Media Participativos e o poder da Identidade na Oncologia: o Cidadão e a Ins...

Autor(es): Duarte Martins, Nuno cv logo 1 ; Alvelos, Heitor cv logo 2 ; Espanha, Rita cv logo 3 ; Brandão, Daniel cv logo 4

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/11110/256

Origem: CiencIPCA

Assunto(s): Oncologia; web 2.0; Marca; Identidade; cidadania


Descrição
Neste artigo procuramos averiguar a relevância que as marcas e identidades têm nas plataformas participativas no contexto da saúde, em particular na oncologia. Apesar de estas plataformas disponibilizarem aos cidadãos e instituições as mesmas ferramentas, a sua capacidade de mobilização não é a mesma. As instituições parecem ter maior facilidade, mas nem sempre tal acontece. Discutir o conceito de marca e de identidade contribuirá para responder a esta questão, bem como compreender porque é que as diferenças entre os cidadãos e as instituições se podem atenuar nos novos media. Baseamos a nossa análise na observação de páginas do Facebook, de instituições oncológicas e de grupos de apoio de cidadãos; num conjunto de entrevistas a doentes e familiares oncológicos; e em diferentes estudos na saúde. No fim, procura-se esclarecer a importância do estudo das marcas e da identidade, como possível directriz de novas soluções nos media participativos, que contribuam para atenuar o problema individual do cidadão que se relaciona com o cancro.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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