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Da partilha à acção colectiva dos cidadãos: O contributo dos Novos Media no a...

Autor(es): Duarte Martins, Nuno cv logo 1 ; Alvelos, Heitor cv logo 2 ; Brandão, Daniel cv logo 3

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/11110/255

Origem: CiencIPCA

Assunto(s): design; web 2.0; redes sociais; oncologia; cidadania


Descrição
O contributo das redes sociais na luta contra o cancro tem sido conhecida, especialmente, pelo sucesso de movimentos de cidadãos com o objectivo de sensibilizar a sociedade portuguesa para a dádiva de medula óssea. Este tipo de campanhas solidárias, com o apoio dos Novos Media, foi um fenómeno iniciado em 2009 e tem vindo a desenvolver-se, sobretudo, no Facebook. Desde então, novos movimentos têm aparecido regularmente nesta rede social e ajudado a um aumento significativo do registo de dadores. Interessa-nos perceber como se desenvolvem este tipo de campanhas e que factores, contribuíram para o seu sucesso, procurando averiguar não só o poder da Web 2.0, mas também questões sobre a comunicação, a imagem e os media. O sucesso destes movimentos vai muito além da simples presença no Facebook. A análise global do sistema de comunicação é fundamental para compreender o diferente nível de sucesso atingido por cada movimento. No presente artigo, fazemos uma análise comparativa entre os principais movimentos de cidadãos, ocorridos entre 2009 e 2011, que comprova as supracitadas hipóteses.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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