Detalhes do Documento

Satisfação dos utentes dos hospitais de uma ULS do Norte de Portugal face aos c...

Autor(es): Ferreira, Carina A. S. cv logo 1 ; Brás, Manuel cv logo 2 ; Anes, Eugénia cv logo 3

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/9443

Origem: Biblioteca Digital do IPB

Assunto(s): Satisfação dos utentes; Cuidados de enfermagem


Descrição
A temática da satisfação dos utentes tem sido nos últimos anos uma preocupação crescente para os gestores da área da saúde. Esta filosofia de gestão caracteriza-se essencialmente pela sua focalização nos utentes, valorizando e respeitando cada vez mais a opinião destes. Numa realidade em que cada vez se fala mais na gestão e prática de cuidados de qualidade, colocar o utente em primeiro lugar éuma das filosofias da qualidade. Este estudo tem como objetivo avaliar a satisfação dos utentes dos hospitais de uma ULS do Norte de Portugal face aos cuidados de enfermagem, através da aplicação da escala de satisfação do utente com os cuidados de enfermagem no Hospital - SUCEH21; e relacionar o grau de satisfação dos utentes com as variáveis sociodemográficas e clinicas. Face ao objetivo delineado, optamos por um estudo descritivo exploratório, baseado numa abordagem quantitativa. Verifica-se uma relação estatisticamente significativa entre a satisfação dos utentes com os cuidados de enfermagem e algumas variáveis em estudo, o que permite facultar às administrações hospitalares uma ferramenta sólida que servirá de base na tomada de decisão para definir estratégias de atuação ao nível da gestão hospitalar
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia