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Brochura "Despertar para a ciência - atividades dos 3 aos 6": perceção de um gr...

Autor(es): Rodrigues, Maria José cv logo 1 ; Vieira, Rui Marques cv logo 2

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/9383

Origem: Biblioteca Digital do IPB


Descrição
A formação continuada constitui um eixo fundamental para o desenvolvimento profissional dos docentes e tem ocupado lugar de destaque na investigação em educação. O presente estudo foi realizado com um grupo de 20 educadoras de infância, de um Agrupamento de Escolas do Norte de Portugal, que se encontrava a frequentar a oficina de formação “Despertar para a Ciência - Atividades dos 3 aos 6 - Formação de Educadores - (Apoio à brochura - DGIDC)”, promovida pela Associação de Profissionais de Educação de Infância. Pretende expor a perceção das educadoras sobre a utilização da brochura "Despertar para a ciência - atividades dos 3 aos 6" nas suas práticas bem como quais as motivações que as levaram a frequentar a referida ação. Trata-se de um estudo descritivo de natureza interpretativa. Para a recolha de dados recorremos a um questionário, constituído por questões fechadas e abertas. Os resultados evidenciam que apesar das educadoras utilizarem a brochura nas suas práticas ainda sentem algumas dificuldades que se prendem essencialmente com a exploração didática e conceptual das atividades e a sua adaptação à faixa etária das crianças. Referem, ainda, que necessitam de mais formação e de mais recursos que lhes permitam implementar o trabalho investigativo como estratégia. Um outro dado relevante é o facto de considerarem o trabalho colaborativo, com os pares e com professores de outros níveis de ensino, como uma mais valia. Globalmente, os resultados permitem-nos concluir que apesar dos esforços feitos pelas entidades governamentais e instituições de Ensino Superior em dotar os educadores de recursos como a brochura, que lhes permitam implementar a educação em ciências nos seus contextos de trabalho, por si só não é suficiente e vem reforçar outras investigações já realizadas, por exemplo Rodrigues (2011) e Pereira (2012), que evidenciam a necessidade emergente de promover ações de formação continuada.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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