Document details

El practicum en la movilidad erasmus: colaboración entre instituciones de enseñ...

Author(s): Serrano, Maria del Carmen cv logo 1 ; Meirinhos, Manuel cv logo 2

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/9337

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Colaboração; Ensino Superior; Prática Supervisionada; Erasmus


Description
A prática supervisionada é um momento em que o ensino universitário com a sua própria identidade. O presente artigo deriva de um projeto no ano letivo de 2011/2012 durante uma estadia de pesquisa na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança (Portugal). Esta estadia foi possível graças a aprovação do Plano de Pesquisa da Universidade de Jaén (Ação 13). O objetivo deste estudo foi explorar a forma como o estágio se desenvolver (conceito, organização e uso dos recursos) e se é capaz de se implementada pelos futuros estudantes Erasmus. Os dados indicam que 71% dos supervisores acreditam que os alunos devem adquirir as suas habilidades práticas relacionadas com a gestão da sala de aula e a capacidade de refletir. Por outro lado, diz que 92% dos entrevistados de que a sua tarefa principal é oferecer a os alunos a refletir sobre a sua prática. Os recursos mais utilizados pela realizar o seu papel de supervisor de treinamento variaram de e-mail (71%) pela o e-porfolio (38%). As evidências do estudo melhoraram compreensão do potencial oferecido pelo estágio na mobilidade Erasmus.
Document Type Article
Language Spanish
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU