Author(s):
Barbosa, Pedro Miguel Pinto
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/9227
Origin: Biblioteca Digital do IPB
Description
O presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado de Ensino em 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, descreve o trabalho desenvolvido na unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES). Esta prática decorreu no ano letivo 2012/2013, em dois contextos, contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) numa turma de 3.º ano de escolaridade e no contexto de 2.º Ciclo do Ensino Básico com duas turmas de 5.º e outra de 6.º ano de escolaridade, situados em Bragança.
O relatório está organizado em cinco capítulos. O primeiro capítulo designado por introdução contém a contextualização do relatório e realça também a importância da planificação e da reflexão. O segundo contém a caraterização dos contextos educativos, tanto no 1.º Ciclo do Ensino Básico como no 2.º Ciclo do Ensino Básico, bem como das turmas que os constituem. No terceiro e quarto capítulos descrevem-se e analisam-se as experiências de ensino e aprendizagem desenvolvidas durante a Prática de Ensino Supervisionada no âmbito dos 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, respetivamente. Por fim, o último capítulo contém as considerações finais.
No decorrer da PES foram desenvolvidas experiências de modo a potenciar aprendizagens significativas, integradoras, interligando os conteúdos e fomentando o interesse dos alunos.
Em ambos os contextos procurámos valorizar o papel da criança, levando-a a construir o seu próprio conhecimento, utilizando assim uma participação ativa.
A PES foi encarada com a máxima seriedade pois deu-nos a oportunidade de conviver no dia-a-dia com as crianças, o que enriqueceu os nossos conhecimentos e contribuiu para o nosso desenvolvimento enquanto professores. Foi, portanto, fundamental para o nosso desempenho profissional futuro. The present report, carried out in the context of the master of education in 1st and 2nd Cycles of Basic Education, describes the work developed in Supervised Teaching Practice curriculum unit (PES). This practice was held in academic year 2012/2013 in two contexts, context of 1st Cycle of Basic Education (CEB) in a class of 3rd grade level and in the context of 2nd Cycle of Basic Education with two class of the 5th and 6th year of schooling, located in Bragança.
The report is organized into five chapters. The first chapter contains the introduction, highlighting also the importance of planning and reflection. The second contains the characterization of educational contexts, both on the 1st Cycle of Basic Education as on the 2nd Cycle of Basic Education, as well as of their class. The third and fourth chapters describe and analyse the teaching and learning experiences developed during the Supervised Teaching Practice under the 1st and 2nd Cycles of Basic Education, respectively. Finally, the last chapter contains the final considerations.
In the course of PES, experiences were developed in order to enhance meaningful learning, integrative, interconnecting the content and fostering the students ' interest.
In both contexts we have sought to enhance the role of the child, leading her to build your own knowledge, using an active participation.
The PES was regarded with the utmost seriousness because it gave us the opportunity to live with on a day-to-day basis with the children, which has enriched our knowledge and contributed to our development as teachers. It was therefore crucial to our future professional performance.