Document details

Os desafios de Bolonha: perceções sobre a formação de professores para dois ...

Author(s): Mesquita, Cristina cv logo 1 ; Ribeiro, Maria do Céu cv logo 2 ; Rodrigues, Maria José cv logo 3

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/8984

Origin: Biblioteca Digital do IPB


Description
O processo de Bolonha coloca-nos perante uma nova visão da formação de professores, assunto que tem sido discutido entre académicos e investigadores. As instituições responsáveis pela formação de educadores/professores deparam-se com responsabilidades acrescidas no sentido de garantir e assegurar uma formação de qualidade. Este estudo tem como principal propósito revelar as perceções dos alunos do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico sobre o seu processo formativo, tendo em conta, as características do modelo formativo. Trata-se de um estudo qualitativo de natureza descritiva e interpretativa, que utiliza a entrevista semiestruturada a seis alunos, para a recolha de dados e a análise de conteúdo na sua análise. Os resultados obtidos mostram as perceções acerca deste modelo de formação e a forma como estes alunos conseguem articular as suas práticas em dois níveis de ensino, por outro lado evidenciam alguns dos constrangimentos que sentiram de acordo com este novo modelo de formação. A perceção dos alunos é importante para sustentar a discussão em torno da qualidade do modelo de formação.
Document Type Conference Object
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU