Detalhes do Documento

Olhar dos alunos sobre a sua formação em Educação Básica: o caso da formação em...

Autor(es): Gonçalves, Adorinda cv logo 1 ; Rodrigues, Maria José cv logo 2

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/8983

Origem: Biblioteca Digital do IPB


Descrição
A formação de professores é um processo complexo que deve ir ao encontro das necessidades reais dos contextos educativos e cujo aperfeiçoamento exige que sejam ouvidos todos os intervenientes. Neste estudo pretendemos, de uma forma geral, analisar o que pensam os alunos da formação obtida na Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação de Bragança. Partindo deste diagnóstico fomos averiguar, em particular, a sua opinião sobre a formação em ciências e em didática das ciências e como essa formação contribui para seu o desempenho em diferentes contextos no âmbito da Iniciação à Prática Profissional. Trata-se de um estudo de natureza quantitativa de carácter descritivo e interpretativo. Para recolha de dados recorremos num primeiro momento a um inquérito por questionário e posteriormente à entrevista. Os resultados evidenciaram que, apesar de satisfeitos, os alunos apontaram alguns aspectos que gostariam de ver melhorados. No que respeita à didática das ciências referiram a relevância do trabalho prático e experimental, e a implementação destas estratégias nas suas práticas educativas. Concluímos que, apesar da satisfação, não há uma perceção clara sobre o processo de formação da Licenciatura em Educação Básica, e que os alunos valorizam metodologias que possam transferir para os contextos educativos.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia