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A procura de serviços educativos pelos alunos do ensino superior: prevalência, ...

Author(s): Ribeiro, Maria Isabel cv logo 1 ; Bento, António cv logo 2

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/8612

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Explicações; Ensino Superior; Região Autónoma da Madeira


Description
Com este trabalho de investigação pretende-se descrever a natureza e a extensão das explicações no ensino superior. Para levar a cabo este estudo foi aplicado um questionário online, durante os meses de Setembro e Outubro do ano de 2011. O estudo, de carácter transversal teve como objeto de estudo os alunos que frequentavam um dos cursos lecionados na Universidade da Madeira. Foram inquiridos 216 estudantes com uma média de idades de 22,8 (DP±4,6). Do total de respondentes, 62,9% são do género feminino e 37,1% são do género masculino. A esmagadora maioria frequentava o 1º ciclo (69%). Destes, 40,9% frequentavam o 1º ano, 36,9% o 2º ano e 22,2% o 3º ano. Durante o ensino secundário um número significativo de estudantes frequentou explicações (45,8%) sobretudo a Matemática (82,8%). Contudo, apenas 19,9% frequenta explicações no ensino superior. A procura destes serviços é mais representativa no 1º ano da universidade. Na opinião dos inquiridos, as explicações são importantes, na medida em que permitem resolver lacunas do ensino secundário, diminuem o receio de “não ser capaz” devido ao elevado grau de exigência do ensino superior e colmatam a falta de competência de alguns dos professores do ensino superior. A Matemática continua, após o secundário, a ser a disciplina que faz com que a maioria dos estudantes procure este tipo de serviços (95,3%). Grande parte dos estudantes tem entre 1 a 6 horas semanais de explicações (97,6%) em centros de explicações (51,2%) e os gastos podem chegar, em média, aos 70 euros por mês (55,8%). A maioria dos estudantes que recorre às explicações tem uma opinião favorável (79,2%) acerca deste tipo de serviços, uma vez que o seu impacto no desempenho escolar tem sido bastante positivo. Contudo, apenas uma minoria (11,1%) dos inquiridos não consegue imaginar o seu percurso no ensino superior sem explicações.
Document Type Conference Object
Language Portuguese
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