Author(s):
Ribeiro, Maria Isabel
; Bento, António
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/8612
Origin: Biblioteca Digital do IPB
Subject(s): Explicações; Ensino Superior; Região Autónoma da Madeira
Description
Com este trabalho de investigação pretende-se descrever a natureza e a
extensão das explicações no ensino superior. Para levar a cabo este estudo
foi aplicado um questionário online, durante os meses de Setembro e
Outubro do ano de 2011. O estudo, de carácter transversal teve como
objeto de estudo os alunos que frequentavam um dos cursos lecionados na
Universidade da Madeira. Foram inquiridos 216 estudantes com uma média
de idades de 22,8 (DP±4,6). Do total de respondentes, 62,9% são do género
feminino e 37,1% são do género masculino. A esmagadora maioria
frequentava o 1º ciclo (69%). Destes, 40,9% frequentavam o 1º ano, 36,9% o
2º ano e 22,2% o 3º ano. Durante o ensino secundário um número
significativo de estudantes frequentou explicações (45,8%) sobretudo a
Matemática (82,8%). Contudo, apenas 19,9% frequenta explicações no
ensino superior. A procura destes serviços é mais representativa no 1º ano
da universidade. Na opinião dos inquiridos, as explicações são importantes,
na medida em que permitem resolver lacunas do ensino secundário,
diminuem o receio de “não ser capaz” devido ao elevado grau de exigência
do ensino superior e colmatam a falta de competência de alguns dos
professores do ensino superior. A Matemática continua, após o secundário,
a ser a disciplina que faz com que a maioria dos estudantes procure este
tipo de serviços (95,3%). Grande parte dos estudantes tem entre 1 a 6 horas
semanais de explicações (97,6%) em centros de explicações (51,2%) e os
gastos podem chegar, em média, aos 70 euros por mês (55,8%). A maioria
dos estudantes que recorre às explicações tem uma opinião favorável
(79,2%) acerca deste tipo de serviços, uma vez que o seu impacto no
desempenho escolar tem sido bastante positivo. Contudo, apenas uma
minoria (11,1%) dos inquiridos não consegue imaginar o seu percurso no
ensino superior sem explicações.