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Programa de formação de educadoras de infância: seu contributo para a (re)const...

Autor(es): Rodrigues, Maria José cv logo 1 ; Vieira, Rui Marques cv logo 2

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/8580

Origem: Biblioteca Digital do IPB

Assunto(s): Ciência-tecnologia-sociedade; Educação em ciências na educação pré-escolar; Programa de formação


Descrição
A educação em ciências deve promover a literacia das crianças, pelo que, se deve investir nesta área do saber desde os primeiros anos de escolaridade. É neste contexto que a abordagem das ciências, numa perspetiva ciência-tecnologia-sociedade, assume um papel integrante e integrador das aprendizagens das crianças, de acordo com as atuais orientações curriculares na área das ciências. Para atingir esta finalidade, o investimento na formação dos educadores é uma premência para uma adequada iniciação à educação em ciências, sobretudo através da sua abordagem ciência-tecnologia-sociedade. Atendendo a que as conceções dos educadores influenciam as aprendizagens das crianças este estudo revela as conceções ciência-tecnologia-sociedade de seis educadoras de infância do distrito de Bragança (Norte de Portugal) antes e após o desenvolvimento de um programa de formação. Verificou-se, pelos resultados obtidos, que após o desenvolvimento do programa de formação houve (re)construção das conceções sobre ciência-tecnologia-sociedade, como por exemplo acerca da contribuição da ciência e tecnologia para as decisões sociais, por parte das educadoras, que passaram a desenvolver as suas práticas didáctico-pedagógicas na área das ciências de acordo com esta perspectiva.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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