Detalhes do Documento

Entre identidades e culturas: o olhar das crianças sobre a multiculturalidade

Autor(es): Freire-Ribeiro, Ilda cv logo 1

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/7435

Origem: Biblioteca Digital do IPB

Assunto(s): Educação; Cidadania; Multiculturalidade


Descrição
A sociedade contemporânea tende a ser cada vez mais diversa. Nela convivem sujeitos de variadas raças, etnias, línguas e culturas. Podemos dizer que se caminha, em largos passos, para uma sociedade "pluricultural e pluriétnicas na qual o mosaico de culturas se~ cada vez mais variado, rico e diverso" (Serrano, 2002:21 ). Tal como a sociedade, o espaço escolar não poderá ficar indiferente a este panorama e eis-nos chegados à existência de novos desafios constituídos por questões de cidadania, de multiculturalismo, de identidade e de etnicidade. O público escolar, manifestamente heterogéneo, procura conviver na diferença, adaptar-se face à diversidade e integrar-se socialmente. Em ambiente educativo, acredita-se, educa-se para a cidadania pela via da cidadania. Partindo do pressuposto que a educação para e na cidadania se deve fundamentar numa atitude multicultural é nosso objectivo refletir acerca do relacionamento interpessoal das crianças com o "outro", na tentativa de promover os pressupostos da educação intercultural. Palavras-chave: multiculturalidade, interculturalidade, cidadania e educação.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia