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A educação não-escolar no quotidiano das crianças: o contributo da atividade lú...

Freire-Ribeiro, Ilda; Rodrigues, Maria José; Castanheira, Manuel Luís Pinto

A escola e a educação que nela se faz, considerada formal, tem revelado grande protagonismo na socialização do indivíduo. Malgrado este cenário assiste-se a uma necessidade de encontrar outros espaços e contextos que favoreçam o processo de aprendizagem social bem como a construção plena da individualidade de cada um. Estes contextos proporcionam múltiplas aprendizagens que diferem da escolar e que se tornam im...

Data: 2013   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Interações entre pais e filhos: o lugar do lúdico

Rodrigues, Maria José; Freire-Ribeiro, Ilda; Castanheira, Manuel Luís Pinto

A atividade lúdica potencia o são e harmonioso desenvolvimento da criança, explora aspetos da realidade sociocultural e étnica, questiona papéis sociais e regras, reinventa situações reais. Algumas pesquisas têm mostrado que as interações sociais entre o adulto e as crianças são de extrema relevância no crescimento infantil. A família é um dos grandes protagonistas neste processo de desenvolvimento. Ora a educ...

Data: 2013   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Interações entre pais e filhos: o lugar do lúdico

Rodrigues, Maria José; Freire-Ribeiro, Ilda; Castanheira, Manuel Luís Pinto

A atividade lúdica potencia o são e harmonioso desenvolvimento da criança, explora aspetos da realidade sociocultural e étnica, questiona papéis sociais e regras, reinventa situações reais. Algumas pesquisas têm mostrado que as interações sociais entre o adulto e as crianças são de extrema relevância no crescimento infantil. A família é um dos grandes protagonistas neste processo de desenvolvimento. Ora a educ...

Data: 2013   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Agentes educativos, cidadania e educação: uma reflexão

Freire-Ribeiro, Ilda

A sociedade está a mudar e com ela o público escolar torna-se mais exigente. Estas mudanças, que se processam a um ritmo vertiginoso, vêm lançar novos desafios à educação e aos agentes educativos. As orientações políticas para a educação, perante este panorama social, começam a desvelar interesse por questões do foro pessoal e social, delineando práticas educativas, nesse sentido. A escola do século XXI deve se...

Data: 2013   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Quais são os teus direitos? Direito da privacidade, direito da alegria, direito...

Freire-Ribeiro, Ilda

A presente investigação pretendeu estudar as conceções que as crianças possuem sobre os seus direitos e a compreensão real sobre o seu significado. Optou-se por uma abordagem de natureza qualitativa e os dados foram recolhidos através da análise e discussão do discurso oral de 38 crianças com idades compreendidas entre os 9 e os 11 anos de idade. Os resultados mostram que apesar de haver crianças que revelam um...

Data: 2012   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Making school happen: children-parent-teacher collaboration as a practice of ci...

Sarmento, Teresa; Freire-Ribeiro, Ilda

The exercise of citizenship is today understood as a duty and as a right to be enjoyed within any educational context. Within the school, all of its protagonists are invited to exercise practices of citizenship. No one is excluded; even the less important parties have the right to participate in decisions that, for some reason, may have an influence on their academic life. The citizenship of the child is, thus,...

Data: 2012   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Cidadania da criança: escola e sociedade como palcos de participação

Freire-Ribeiro, Ilda

A visibilidade do conceito de participação infantil começa a efectuar-se a partir do momento em que a infância se consagra como um grupo social a quem são reconhecidos direitos e que convertem a criança num ator social. Partindo do pressuposto que a cidadania da criança terá sempre implícita a noção de participação infantil, neste artigo discutem-se questões referentes à cidadania, problematiza-se a participaçã...

Data: 2011   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

A cidadania da criança: escola e sociedade como palcos de participação

Freire-Ribeiro, Ilda

O descobrimento da infância, dos seus direitos, das suas reais necessidades, é uma temática que ganhou significado nos últimos tempos e que continua a apaixonar inúmeros investigadores que se preocupam com o lugar da criança no seio da sociedade. Surge assim o termo participação que nas crianças pode assumir diversos sentidos e contornos e difere das formas de participação do adulto. A criação de verdadeiros es...

Data: 2011   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Cidadania e Competência: Um caminho para (re)definir a formação do profissional...

Freire-Ribeiro, Ilda

A lógica das competências vem romper com tradições educativas seculares e vem provocar mudanças na escola e na aprendizagem. A sua problemática representa um desafio para os modos de pensar e de agir. Tem como pretensão preparar as novas gerações para acompanharem o ritmo das sociedades contemporâneas, sendo capaz de gerir qualquer situação complexa e desviante da norma. Sabendo que na instituição escolar, a su...

Data: 2011   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Entre identidades e culturas: o olhar das crianças sobre a multiculturalidade

Freire-Ribeiro, Ilda

A sociedade contemporânea tende a ser cada vez mais diversa. Nela convivem sujeitos de variadas raças, etnias, línguas e culturas. Podemos dizer que se caminha, em largos passos, para uma sociedade "pluricultural e pluriétnicas na qual o mosaico de culturas se~ cada vez mais variado, rico e diverso" (Serrano, 2002:21 ). Tal como a sociedade, o espaço escolar não poderá ficar indiferente a este panorama e eis-no...

Data: 2011   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

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