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A adaptação ao meio aquático com recurso a situações lúdicas

Autor(es): Barbosa, Tiago M. cv logo 1 ; Costa, M.J. cv logo 2 ; Marinho, D.A. cv logo 3 ; Silva, A.J. cv logo 4 ; Queirós, Telma Maria Gonçalves cv logo 5

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/7317

Origem: Biblioteca Digital do IPB

Assunto(s): Natação; Jogo aquático; Equilíbrio; Respiração; Propulsão; Manipulações


Descrição
Um programa introdutório às actividades aquáticas implica um processo de familiarização e adaptação com o meio aquático. Estes programas introdutórios têm uma forte adesão por parte de alunos na faixa dos três até meados dos seis ou sete anos de idade. Durante décadas os modelos de ensino-aprendizagem da adaptação ao meio aquático propostos caracterizavamse por estilos de ensino mais rígidos e formais. Hoje em dia, os estilos de ensino na adaptação ao meio aquático acompanham a tendência de outras actividades aquáticas e inclusive paradigmas de ensino alicerçados na componente lúdica e no jogo. Um estilo de ensino mais lúdico fundamenta-se na proposta de uma tarefa com um determinado objectivo onde podem existir múltiplas soluções correctas. Ora dada a faixa etária a que se destinam a maioria dos programas de adaptação ao meio aquático, este estilo de ensino menos formatado, que dê uma maior liberdade criativa ao aluno será uma mais-valia. Foi objectivo deste trabalho propor uma selecção de jogos aquáticos de índole educativa para serem apresentados num programa de adaptação ao meio aquático com crianças e jovens.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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