Quer no contexto educativo quer no contexto competitivo, grande parte do tempo das sessões de natação é despendida no ensino e aperfeiçoamento do momento de nado. No entanto, o contributo da partida e das viragens para o rendimento final também é significativo. Adicionalmente, a aplicação constante das tarefas denominadas “clássicas” tendem a originar constrangimentos que poderão afetar um saudável processo de ...
Um programa introdutório às actividades aquáticas implica um processo de familiarização e adaptação com o meio aquático. Estes programas introdutórios têm uma forte adesão por parte de alunos na faixa dos três até meados dos seis ou sete anos de idade. Durante décadas os modelos de ensino-aprendizagem da adaptação ao meio aquático propostos caracterizavamse por estilos de ensino mais rígidos e formais. Hoje em ...
As tarefas “clássicas” de ensino das técnicas da Natação Pura Desportiva tendem a criar uma sobrecarga sobre algumas estruturas do aparelho locomotor, monotonia nas sessões, bem como, induzir uma menor plasticidade e riqueza no domínio motriz ou do controlo motor. Daí ser vulgar propor-se aos alunos tarefas de ensino diferenciadas, “alternativas”. As técnicas de nado de Bruços e de Mariposa são tidas como das m...
Tendo em conta que o objecto da supervisão não é fazer julgamentos sobre as competências dos professores nem controlar o seu trabalho mas sim cooperar com eles e, sendo a resolução de problemas disciplinares um dos obstáculos a ultrapassar, para que a integração do futuro professor seja plena, procurámos, com este estudo: i) saber que formação teórica e prática recebem os professores, em formação inicial, sobre...
Há um conjunto de tarefas-tipo que são recorrentemente citadas na literatura mais técnica como se especulando ser as mais eficazes para a apropriação das técnicas da NPD. Ainda assim, é vulgar a comunidade técnica propor aos alunos tarefas de ensino diferenciadas, que é como quem diz mais alternativas. É objectivo deste trabalho discorrer sobre as características das tarefas alternativas de ensino nas técnicas ...
The aim of this study was to analyze the evolution of the swimming science research based on the content analysis of the “Biomechanics and Medicine in Swimming” Proceeding books series from 1971 to 2006. The content of all the 622 papers published in the Proceeding books of the Symposiums of Biomechanics and Medicine in Swimming were evaluated. Two main categories were defined: (i) The “Aquatic activity” studie...
Há um conjunto de tarefas-tipo que são recorrentemente citadas na literatura mais técnica como se especulando ser as mais eficazes para a apropriação das técnicas da NPD. Ainda assim, é vulgar a comunidade técnica propor aos alunos tarefas de ensino diferenciadas, que é como quem diz mais alternativas. É objectivo deste trabalho discorrer sobre as características das tarefas alternativas de ensino nas técnicas ...
The aim of this study was to analyze the evolution of the swimming science research based on the content analysis of the “Biomechanics and Medicine in Swimming” Proceedings books from 1971 to 2006
Swimming seems to be one of the sports more studied . More than one decade ago, Clarys (1996) made an content analysis of the research about swimming. However, in these last 13 years several developments happened in the aquatic activities.
Este artigo pretende contribuir para a reflexão sobre as representações sociais que as crianças têm sobre o mundo do trabalho, assumindo-as como cidadãos de pleno direito, capazes de olhar e (re) interpretar o mundo que as rodeia. Para tal foi aplicado um questionário a 41 crianças com idades compreendidas entre os 9 e os 11 anos. Os resultados indicam que as crianças possuem uma noção clara sobre a profissão q...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |