Detalhes do Documento

Tarefas alternativas para o ensino e aperfeiçoamento das técnicas simultâneas d...

Autor(es): Barbosa, Tiago M. cv logo 1 ; Costa, Mário cv logo 2 ; Marinho, D.A. cv logo 3 ; Garrido, N. cv logo 4 ; Silva, A.J. cv logo 5 ; Queirós, Telma Maria Gonçalves cv logo 6

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/6960

Origem: Biblioteca Digital do IPB

Assunto(s): Natação; Ensino; Exercicios; Bruços; Mariposa


Descrição
As tarefas “clássicas” de ensino das técnicas da Natação Pura Desportiva tendem a criar uma sobrecarga sobre algumas estruturas do aparelho locomotor, monotonia nas sessões, bem como, induzir uma menor plasticidade e riqueza no domínio motriz ou do controlo motor. Daí ser vulgar propor-se aos alunos tarefas de ensino diferenciadas, “alternativas”. As técnicas de nado de Bruços e de Mariposa são tidas como das mais complexas de ensinar por manifestas dificuldades coordenativas e/ou cineantropométricas dos alunos. É objectivo deste trabalho propor um modelo taxionómico para o ensino das técnicas simultâneas de nado, apresentar uma selecção de tarefas “alternativas” para o ensino das técnicas em causa, apontando as principais vantagens e desvantagens de cada uma.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia