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Supervisão, formação de professores e indisciplina: um estudo baseado na perspe...

Autor(es): Ribeiro, Maria do Céu cv logo 1 ; Queirós, Telma Maria Gonçalves cv logo 2

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/6539

Origem: Biblioteca Digital do IPB

Assunto(s): Professor-estagiário; Indisciplina; Formação inicial; Gestão de sala de aula; Supervisão pedagógica


Descrição
Tendo em conta que o objecto da supervisão não é fazer julgamentos sobre as competências dos professores nem controlar o seu trabalho mas sim cooperar com eles e, sendo a resolução de problemas disciplinares um dos obstáculos a ultrapassar, para que a integração do futuro professor seja plena, procurámos, com este estudo: i) saber que formação teórica e prática recebem os professores, em formação inicial, sobre gestão de sala de aula e resolução de problemas disciplinares, ii) identificar situações problemáticas vivenciadas pelos professores-estagiários e iii) identificar situações de intervenção individual ou colectiva que constituam tomadas de decisão face a um ou mais problemas disciplinares, em contexto. A metodologia utilizada insere-se no paradigma qualitativo. No presente estudo foram realizadas onze entrevistas a professoresestagiários, do 4.º Ano do curso de Professores do Ensino Básico-1.º Ciclo, A análise dos dados foi feita através da técnica de análise de conteúdo. Podemos concluir que: (i) os professores-estagiários não recebem formação teórica suficiente acerca da gestão de sala de aula e da resolução de problemas disciplinares
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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