Document details

A educação de infância como tempo fundador: para uma visão integrada e coerente...

Author(s): Sanches, Angelina cv logo 1 ; Sá-Chaves, Idália cv logo 2

Date: 2008

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/5188

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Saberes básicos; Educação de infância; Família; Formação; Competência(s)


Description
Esta comunicação refere-se ao estudo “A educação de infância como tempo fundador. Para uma visão integrada e coerente da acção educativa”, em desenvolvimento1. O objectivo geral deste estudo consiste em aprofundar o conhecimento das implicações e das relações entre as grandes transformações em curso nas sociedades contemporâneas e os desafios que elas colocam quanto ao repensar das finalidades da educação e dos modelos e qualidade da formação profissional de professores/educadores. Tomando como referência o importante significado que, em termos de desenvolvimento humano, é atribuído à educação de infância (Vasconcelos, 2005) reconhece-se como fundamental reflectir, de modo particular, acerca da natureza e qualidade dos saberes básicos (Cachapuz, Sá-Chaves e Paixão, 2004) a promover na educação pré-escolar e das competências reconfiguradoras do perfil de desempenho profissional dos educadores de infância para que, em articulação com as famílias das crianças, se tornem facilitadores do seu desenvolvimento no quadro de uma ampla perspectiva de cidadania e de sucesso para todos. O desenho do estudo configura um sistema complexo, que contempla globalmente diferentes subsistemas em interacção, bem como as relações dialécticas e recursivas, que diferentes tipos de racionalidade dos sujeitos que os integram podem fazer emergir (Morin, 1991; Le Moigne, 1999). Do ponto de vista metodológico, o estudo inscreve-se num paradigma de natureza qualitativa, com características de estudo de caso (Bogdan & Biklen, 1994; Yin, 2005). Não sendo possível, na fase actual do estudo, apresentar resultados parece, no entanto, ser pertinente e de grande actualidade abrir o debate acerca da(s) problemática(s) em estudo com vista à sua discussão aberta e à obtenção de possíveis contributos.
Document Type Conference Object
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU