Autor(es):
Queirós, Telma Maria Gonçalves
; Ribeiro, Maria do Céu
Data: 2008
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/5105
Origem: Biblioteca Digital do IPB
Descrição
O direito à educação e a igualdade de todos perante a lei, sem qualquer distinção social, étnica ou cultural são princípios que o Estado se propõe a assegurar. Ora, a escola
enquanto estrutura social aberta a esta população e os manuais escolares enquanto instrumentos formativos deverão contribuir para o cumprimento deste desiderato
assegurando e respeitando a diversidade no sentido de uma maior justiça educativa. Neste contexto interessa-nos pois, avaliar em que medida as imagens dos manuais
escolares promovem e reflectem a igualdade de oportunidades a todos/as os/as alunos/as, sem qualquer distinção do sexo, raça, etnia ou a outras formas de diferença, como
seja os alunos portadores de necessidades educativas especiais (NEE), ou se, pelo contrário continuam a contribuir para a construção e reprodução de estereótipos e/ou
desigualdades sócio-culturais.