Detalhes do Documento

Quem é quem nos manuais escolares: o que revelam as ilustrações em relação às d...

Autor(es): Queirós, Telma Maria Gonçalves cv logo 1 ; Ribeiro, Maria do Céu cv logo 2

Data: 2008

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/5105

Origem: Biblioteca Digital do IPB


Descrição
O direito à educação e a igualdade de todos perante a lei, sem qualquer distinção social, étnica ou cultural são princípios que o Estado se propõe a assegurar. Ora, a escola enquanto estrutura social aberta a esta população e os manuais escolares enquanto instrumentos formativos deverão contribuir para o cumprimento deste desiderato assegurando e respeitando a diversidade no sentido de uma maior justiça educativa. Neste contexto interessa-nos pois, avaliar em que medida as imagens dos manuais escolares promovem e reflectem a igualdade de oportunidades a todos/as os/as alunos/as, sem qualquer distinção do sexo, raça, etnia ou a outras formas de diferença, como seja os alunos portadores de necessidades educativas especiais (NEE), ou se, pelo contrário continuam a contribuir para a construção e reprodução de estereótipos e/ou desigualdades sócio-culturais.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia