Detalhes do Documento

O conhecimento didáctico do professor de Matemática

Autor(es): Pires, Manuel Vara cv logo 1

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/4774

Origem: Biblioteca Digital do IPB

Assunto(s): Conhecimento didáctico; Conhecimento profissional; Professor de Matemática


Descrição
O conhecimento profissional do professor de Matemática reveste-se de uma grande complexidade, envolvendo múltiplas dimensões. Em cada momento, o professor deve saber como a Matemática se integra no currículo, deve sentir-se seguro nos conteúdos a tratar e na(s) maneira(s) de os ensinar, deve recorrer aos recursos educativos mais adequados, deve perceber os alunos com quem trabalha e a(s) forma(s) como aprendem, deve reflectir sobre as suas práticas, deve valorizar a colaboração com os outros professores, deve intervir na escola e na comunidade… Esta comunicação pretende discutir aspectos do conhecimento profissional de um professor de Matemática, suportando-se num estudo que seguiu uma abordagem de natureza interpretativa tomando por design o estudo de caso. A recolha de dados foi feita através da realização de entrevistas biográficas semi-estruturadas, da discussão de planificações e da observação de aulas, com análise documental e registo de notas descritivas, seguida da reflexão sobre o que se observou. A análise dos dados recorreu à análise de conteúdo e consequente categorização, envolvendo uma permanente negociação de significados entre os sujeitos. Os resultados do estudo permitem realçar o carácter multidimensional do conhecimento profissional, indicando que a sua construção se vai ancorando nos campos educativo, pedagógico e disciplinar (Matemática), e é moldada pela própria pessoa do professor. Desta forma, sintetizando este conhecimento mais geral, o conhecimento didáctico refere-se à compreensão do modo de organizar e apresentar a matéria aos alunos e resulta da intersecção de diversos domínios, incluindo: (i) o conhecimento da Matemática enquanto disciplina escolar; (ii) o conhecimento dos alunos, suas necessidades, dificuldades ou concepções próprias; (iii) o conhecimento do currículo e programas; (iv) o conhecimento dos materiais curriculares; e (v) o conhecimento do processo instrucional compreendendo a preparação, a condução e a avaliação da prática lectiva.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia