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O educador social e a problemática da morte e do luto

Autor(es): Santos, Graça cv logo 1 ; Vieira, Evaniza cv logo 2 ; Vaz, Graciete cv logo 3 ; Violante, Patrícia cv logo 4

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/4603

Origem: Biblioteca Digital do IPB

Assunto(s): Morte; Luto; Educador Social


Descrição
Este artigo pretende contribuir para aprofundar o conhecimento acerca da interpretação que os diferentes profissionais devem ter da morte e da sua capacidade de intervenção, bem como conceber estratégias de suporte no luto em contexto profissional. Está dividido em duas partes, sendo a primeira composta por uma revisão bibliográfica, de conceitos transversais à Educação Social. Na componente empírica foram aplicados questionários a alguns profissionais integrados em instituições sociais. O estudo foi direccionado para uma análise exploratória. Os resultados revelaram que para estes profissionais é fundamental uma rede de apoio que lhes permita libertarem-se da subtileza da problemática não permitindo que esta afecte a sua vida pessoal. É fundamental perspectivar uma maior influência do Educador Social como mediador em equipas multidisciplinares ou pequenos grupos, nos quais se possam desenvolver terapias adequadas à minimização do sofrimento do indivíduo e dos profissionais que trabalham com ele.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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