Document details

Desenvolvimento profissional de professores: uma abordagem a partir da construç...

Author(s): Santos, Graça cv logo 1

Date: 2004

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/4446

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Desenvolvimento Profissional de Professores; Currículo


Description
Ao iniciar este trabalho, cujo tema é o Desenvolvimento profissional de Professores – Uma abordagem a partir da construção, desenvolvimento e avaliação do currículo, procurámos delimitar os contornos do conceito de Desenvolvimento Profissional de Professores (DPPr), uma vez que a sua definição não é linear, como aparentemente poderíamos intuir. Além disso, esta nossa incursão em torno do trabalho do professor, da sua actividade lectiva enquanto investigador, reflexivo, interveniente no processo de desenvolvimento curricular, impõe-se como matéria que nos merece especial atenção e cuidados redobrados na sua abordagem. O que nos leva a realizar um trabalho desta índole? Seguramente, responde a um desejo pessoal de ser professor; de pensar e seguir os exemplos do bom professor (se é que podemos com facilidade indicar as suas características); de conhecer as dificuldades e virtudes do seu trabalho; de assumirmos que o professor, muitas vezes, é sobretudo alguém que tem de gerir as situações, de forma concertada, apelando ao bom senso da sua formação; de estudar o percurso da carreira docente; de acompanhar o DPPr; de melhor contribuir para aquilo que cremos ser uma pedra basilar no desenvolvimento social, económico, político e cultural da nossa sociedade: a formação de professores. Como surge, então, a exigência de reflectir sobre a vertente de construção profissional dos professores, do posicionamento relativo no conjunto do seu desenvolvimento? Torna-se evidente que o DPPr está intimamente relacionado com outros domínios, como o desenvolvimento da carreira de professores, com o desenvolvimento pessoal, sociológico de professores e outros, como vários estudos o demonstram. Necessariamente de forma incipiente, no âmbito deste trabalho, procuramos ainda reflectir sobre uma outra faceta do conceito: a ligação com uma outra expressão igualmente abrangente como é a de Desenvolvimento Curricular, que, por sua vez, decorre do universo polissémico daquilo que entendemos por Currículo.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU