Autor(es):
Cruz, Cláudia
; Araújo, Isabel
; Pereira, Luís
; Martins, Maria de Lurdes
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/3959
Origem: Biblioteca Digital do IPB
Assunto(s): Avaliação; Avaliação online; e-portfolio; Assessment; Online assessment; e-portfolio
Descrição
O Ensino Superior, dadas as exigências inerentes a uma sociedade do conhecimento e da
informação, em constante transformação, e em que os avanços tecnológicos têm
contribuído, de modo significativo, para todo o sistema educacional, tem vindo a proceder a
alterações no sentido de cumprir um papel sociopedagógico que possibilite a inserção
activa de indivíduos no mundo actual de trabalho. A avaliação é, indubitavelmente, parte
integrante do processo de ensino e de aprendizagem. Neste artigo, faz-se uma reflexão
sobre a avaliação, com particular relevância para a avaliação online, ancorada em
conceitos de “avaliação autêntica” e de “avaliação sustentável”. A educação à distância tem
um papel relevante no ensino superior. Assim, e no sentido de garantir a sua credibilidade,
a avaliação online tem sido alvo de muita reflexão e preocupação. Destaca-se, igualmente,
a relevância dos e-portfolio em rede social como uma ferramenta proeminente na avaliação
online. Higher Education systems have been constantly changing in order to accommodate the
demands of a knowledge and information society which is constantly evolving due to
technological advances. Thus, they have a key social and pedagogical role to meet,
enabling an effective inclusion of individuals in today's labour market. This article presents a
reflection on assessment, which is, undoubtedly an important part of the learning process,
with particular relevance to online assessment, anchored in concepts like "authentic
assessment” and “sustainable assessment". Assessment is vital in the learning process and
should not be limited to the classifying function. Instead, it should promote deep learning,
through the application of a myriad of tools and assessment strategies. E-learning plays an
important role in higher education and, to ensure its credibility, a lot of research has been
done about assessment in online environments. We will also address the relevance of the
social network ePortfolio as an outstanding tool in online assessment.