Autor(es):
Martins, Cristina
; Santos, Leonor
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/3448
Origem: Biblioteca Digital do IPB
Assunto(s): Supervisão; Programa de formação contínua; Desenvolvimento profissional; Reflexão; Papel do supervisor
Descrição
Este texto tem por base uma investigação em curso no âmbito do programa de
doutoramento em Educação na especialidade de Didáctica da Matemática da primeira
autora, sendo a segunda a orientadora. O estudo, de natureza qualitativa, apresenta como
contexto o Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º Ciclo,
tendo como principal objectivo verificar o contributo deste programa no desenvolvimento
profissional do professor. Este programa de formação apresenta características particulares
e inovadoras, o tipo de sessões previstas, prevendo a presença do formador em sala de
aula; a planificação conjunta e posterior experimentação de tarefas; a ênfase na reflexão
sobre as práticas; a importância do trabalho colaborativo; entre outros aspectos igualmente
valorizados nas suas linhas orientadoras. Assim, pelas suas características, é, à partida,
um contexto rico de supervisão, mas é a voz de uma professora participante neste
estudo que nos leva a reforçar esta ideia. This text is based on an ongoing investigation as part of the doctoral program in education in
the specialty of mathematics education by the first author, the second being the supervisor.
The study, qualitative in nature, shows as a context the Teacher Training Program in
Mathematics for 1st Cycle Teachers with the main objective to verify the contribution of this
program in teacher professional development. This training program has particular and
innovative characteristics, such as the kind of scheduled sessions, anticipating the presence
of the trainer in the classroom; the joint planning and subsequent task experimentation; the
emphasis on reflection on practice, the importance of collaborative work among other
aspects equally valued in its guidelines. Thus, according to its characteristics, it is, up front,
a rich context of supervision, but it is the voice of a teacher participating in this study that
leads us to reinforce this idea.