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Da sala de aula virtual ao campus virtual

Autor(es): Alves, Paulo cv logo 1 ; Pires, José Adriano cv logo 2 ; Amaral, Luís cv logo 3

Data: 2003

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/1946

Origem: Biblioteca Digital do IPB

Assunto(s): E-learning; Campus virtual


Descrição
plataforma de e-learning intitulada Domus – cursos online, permitindo a criação de ambientes virtuais de aprendizagem (sala de aulas virtual). Apesar de ser uma plataforma tecnologicamente evoluída e com características idênticas a outras plataformas comerciais, a sua adesão por parte dos docentes foi relativamente baixa. Após ter sido efectuado um estudo dos resultados, partiu-se para o desenvolvimento de uma Intranet com o objectivo da integração de todos os sistemas e aplicações, criando assim um campus virtual institucional. O resultado obtido foi uma plataforma tecnológica que integra, tecnologias de e-learning e de e-management, tornando mais eficientes os processos de ensino, aprendizagem e gestão administrativa. A componente de e-learning possui as características de uma sala de aulas virtual, permitindo a disponibilização de conteúdos, recursos, informações e serviços de comunicação. A componente de e-management assenta na filosofia de uma Intranet organizacional, disponibilizando serviços on-line que permitem uma optimização de tempo e recursos. Deste modo os principais objectivos da Intranet da ESTIG são: · Concepção de um sistema de informação integrado, de tecnologias e-learning, e-management, workflow e groupware, tendo em vista a automatização dos processos administrativos, decisórios e pedagógicos da Escola; · Pretende-se ainda com a Intranet uma gestão mais eficiente dos recursos e da logística educativa, bem como promover a adopção de novas estratégias educativas ao nível do ensino superior em Portugal.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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