Detalhes do Documento

Integração de agentes tutor em intranets educacionais

Autor(es): Alves, Paulo cv logo 1 ; Amaral, Luís cv logo 2 ; Pires, José Adriano cv logo 3

Data: 2006

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/1942

Origem: Biblioteca Digital do IPB

Assunto(s): E-learning; Intelligent agents; Intelligent tutoring systems; Learning design


Descrição
As Intranets têm assumido uma importância crescente nas instituições de ensino superior nos últimos anos. A necessidade de integração de diversos sistemas de informação e a gestão central das instituições são os factores fundamentais da sua adopção. Neste artigo propõe-se um novo tipo de Intranets, as Intranets educacionais, que apresentam características de acordo com as necessidades das instituições de ensino superior. Estas aliam a integração de serviços e gestão central da informação à disponibilização de serviços de e-learning, interagindo com as componentes académicas e administrativas da instituição. Tendo por base os resultados da utilização das plataformas de e-learning, verifica-se que estas tecnologias estão a ser usadas no ensino superior como meros repositórios de conteúdos não estruturados, não existindo nenhuma mudança nos processos de ensino e aprendizagem. Com o objectivo de mudar esta situação, é apresentada uma estratégia que integra agentes tutor em Intranets educacionais, dando um maior apoio ao aluno no processo de aprendizagem.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia