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O ensino da unidade didáctica de estatística do 6.º ano por professores estagiá...

Autor(es): Barros, Paula Maria cv logo 1 ; Fernandes, José António cv logo 2

Data: 2003

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/1558

Origem: Biblioteca Digital do IPB

Assunto(s): Ensino da Estatística; Professor estagiário; Formação inicial; Dificuldades; 2.º ciclo do ensino básico


Descrição
A estatística e as probabilidades têm adquirido visibilidade nos currículos de todos os níveis escolares, fazendo mesmo parte dos níveis mais elementares. Tópicos ligados à estatística e às probabilidades aparecem explicitamente já no currículo do 2º ciclo do ensino básico. Neste contexto, repensar a formação inicial de professores no que se refere a aspectos ligados ao conhecimento científico da estatística e probabilidades e à sua didáctica pode ser um ponto de partida para melhorar o seu ensino e aprendizagem. Torna-se, pois, necessário reflectir sobre a formação que possuem os futuros professores que vão ensinar estas temáticas. Tendo por base esta preocupação, realizou-se um estudo com três alunos do 4º ano de uma Escola Superior de Educação, futuros professores do 1º e 2º ciclos do ensino básico, no âmbito da disciplina de Prática Pedagógica, com o intuito de identificar as suas dificuldades no planeamento e execução de aulas ligadas ao tema e de compreender influências que expliquem as suas opções nas práticas lectivas. Neste texto apresentam-se e discutem-se alguns dos resultados obtidos nesse estudo relativamente a um dos participantes.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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