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Educação de infância: um tempo (re)fundador das interações instituição (pré)esc...

Autor(es): Sanches, Angelina cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/11016

Origem: Biblioteca Digital do IPB

Assunto(s): Educação de infância; Interação escola-família; Competências profissionais


Descrição
A presente comunicação centra-se na reflexão acerca dos processos de (inter)ação dos contextos que, nas sociedades contemporâneas, constituem os pilares principais do desenvolvimento e construção identitária da criança - a família e a escola, incidindo mais especificamente sobre a etapa pré-escolar. Refere-se a um estudo que teve como principal objetivo analisar as representações dos educadores de infância e dos pais/família acerca das aprendizagens a desenvolver pelas crianças ao nível da pré-escolaridade e das estratégias de ação e de formação para as promover. Ao nível do quadro concetual, relevamos o papel da complementaridade mútua, que aos dois contextos cabe assumir, a complexidade que esse processo envolve e a importância do desenvolvimento de competências que possibilitem, aos futuros profissionais de educação de infância, a concretização de práticas que englobem uma visão ecológica dos sistemas enquadradores da infância. Em termos metodológicos, o estudo inscreve-se numa abordagem de natureza qualitativa e recorre a métodos mistos de recolha e análise de dados. Colaboraram no estudo, através da inquirição por questionário, 229 educadores de infância e 1340 pais (ou seus representantes legais) e, por entrevista, 6 educadoras membros de conselhos executivos de Agrupamentos de Escolas, do distrito de Bragança. Os resultados do estudo, e não obstante algumas variações, relevam a importância da educação préescolar promover o desenvolvimento de saberes essenciais para uma cidadania e aprendizagem ao longo da vida bem sucedidas, como aprender a exercer a cidadania, aprender a aprender, aprender a ser, aprender a desenvolver o pensamento crítico e aprender a comunicar. Revelam, ainda, a necessidade das instituições se tornarem mais assertivas no desenvolvimento de oportunidades de cooperação, comunicação e partilha de informações e saberes com os pais. Ao nível da formação dos educadores sublinham o desenvolvimento de um perfil de competências, que facilite esse processo, num quadro de co-responsabilização pela concretização de uma ação educativa de qualidade.
Tipo de Documento Outro
Idioma Português
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