Autor(es):
Sanches, Angelina
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/11016
Origem: Biblioteca Digital do IPB
Assunto(s): Educação de infância; Interação escola-família; Competências profissionais
Descrição
A presente comunicação centra-se na reflexão acerca dos processos de
(inter)ação dos contextos que, nas sociedades contemporâneas, constituem os pilares
principais do desenvolvimento e construção identitária da criança - a família e a
escola, incidindo mais especificamente sobre a etapa pré-escolar. Refere-se a um
estudo que teve como principal objetivo analisar as representações dos educadores
de infância e dos pais/família acerca das aprendizagens a desenvolver pelas crianças
ao nível da pré-escolaridade e das estratégias de ação e de formação para as
promover. Ao nível do quadro concetual, relevamos o papel da complementaridade
mútua, que aos dois contextos cabe assumir, a complexidade que esse processo
envolve e a importância do desenvolvimento de competências que possibilitem, aos
futuros profissionais de educação de infância, a concretização de práticas que
englobem uma visão ecológica dos sistemas enquadradores da infância. Em termos
metodológicos, o estudo inscreve-se numa abordagem de natureza qualitativa e
recorre a métodos mistos de recolha e análise de dados. Colaboraram no estudo,
através da inquirição por questionário, 229 educadores de infância e 1340 pais (ou
seus representantes legais) e, por entrevista, 6 educadoras membros de conselhos
executivos de Agrupamentos de Escolas, do distrito de Bragança. Os resultados do
estudo, e não obstante algumas variações, relevam a importância da educação préescolar
promover o desenvolvimento de saberes essenciais para uma cidadania e
aprendizagem ao longo da vida bem sucedidas, como aprender a exercer a cidadania,
aprender a aprender, aprender a ser, aprender a desenvolver o pensamento crítico e
aprender a comunicar. Revelam, ainda, a necessidade das instituições se tornarem
mais assertivas no desenvolvimento de oportunidades de cooperação, comunicação e
partilha de informações e saberes com os pais. Ao nível da formação dos educadores
sublinham o desenvolvimento de um perfil de competências, que facilite esse
processo, num quadro de co-responsabilização pela concretização de uma ação educativa de qualidade.