Autor(es):
Sanches, Angelina
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/11014
Origem: Biblioteca Digital do IPB
Assunto(s): Educação pré-escolar; Finalidades; Aprendizagem; Cidadania
Descrição
O atual quadro de mudança suscita importantes questões a respeito da
direção que a educação da primeira infância deve tomar e das áreas que deve
privilegiar (Unesco, 2007) para que as crianças possam beneficiar de oportunidades
de desenvolvimento e de aprendizagem de qualidade. Por conseguinte, as
oportunidades educativas de que beneficiam as crianças, não podem deixar de estar
entre as inquietações e reflexões daqueles que são os principais responsáveis pela
sua educação e cuidado, os pais/família(s) e os educadores de infância/professores. A
presente comunicação pretende dar um contributo para esse debate com a
apresentação e discussão de resultados de parte de um estudo, no qual procurámos
conhecer e analisar as opiniões dos educadores de infância e dos pais das crianças,
acerca das finalidades da educação pré-escolar. A metodologia do estudo inscreve-se
numa abordagem qualitativa e interpretativa. Incidiu no distrito de Bragança e integrou,
como meio principal de recolha dados, a inquirição por questionário, atendendo a
critérios de validação que permitissem garantir-lhe fiabilidade e credibilidade. Na
análise da informação, procurámos averiguar a proximidade/divergência de opiniões
entre os dois grupos de participantes e, ainda, no interior de cada um deles, por
relação com variáveis pessoais e contextuais. Os resultados do estudo relevam que as
perspetivas dos educadores e dos pais vão ao encontro das finalidades definidas nos
documentos legislativos, mas atribuindo-lhes, os grupos, ênfases diferenciadas. As
principais diferenças evidenciam, da parte dos educadores, uma visão de cidadania
mais ampla e, da parte dos pais, uma perspetiva mais restrita do conceito. Revelam,
ainda, que são os pais com mais elevada qualificação académica que partilham com
os educadores essa perspetiva ampliada e transformadora da cidadania. Sublinhamos
que se trata de opiniões, mas que permitem perceber a importância da reflexão
conjunta entre educadores e pais, em ordem a uma maior proximidade de princípios
educativos, com vista a elevar a qualidade das experiências educativas
proporcionadas às crianças.