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O contributo da formação-investigação-ação na reconstrução da pedagogia da Infâ...

Autor(es): Mesquita, Cristina cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/10983

Origem: Biblioteca Digital do IPB

Assunto(s): Formação de Educadores de Infância; Pedagogia participativa; Investigação praxiológica


Descrição
Neste artigo apresentam-se os processos de reconstrução do modo de ação de cinco educadora de infância que frequentaram o Mestrado em Educação Pré-escolar mas que exerciam a sua profissão há 20 anos ou mais. Nesse processo formativo, que decorreu durante um ano letivo, as educadoras com o apoio da formadora desenvolveram aprendizagens sobre a pedagogia da infância, procurando aceder à construção cooperada de saberes e à reconstrução da ação pedagógica. O trabalho teve como suporte metodológico uma abordagem qualitativa, tendo seguido a formação-investigação-acção como linha orientadora, através da qual se procurou valorizar a ação educativa sustentada nos interesses da criança, o seu envolvimento em processos de observação, questionamento, reflexão e resolução de problemas, bem como a valorização das dimensões curriculares da pedagogia da infância - espaço, tempo, interações, observação/planificação/documentação; As educadoras envolveram-se em processos de aprendizagem de utilização dos instrumentos de avaliação como o Perfil de Implementação do Projecto (High/Scope Educational Research Foundation, 1989) e a Escala das Oportunidades Educativas da Criança (Bertram & Pascal, 2009) e utilizou-se a reflexão dialógica como meio de desocultar a realidade. Privilegiou-se uma análise descritiva e interpretativa dos dados dos relatórios finais das educadoras e das entrevistas semi-estruturadas. As considerações finais explicitam com maior incidência para a reconstrução praxiológica, os seguintes aspetos: (1) a resinificação da pedagogia da infância; (2) a utilização dos instrumentos de avaliação como documentação potenciadora da escuta das crianças (3) a compreensão da ação do educador como ação intencional; (4) a importância da reflexão cooperada; (5) o apoio da formadora na desocultação da realidade educativa.
Tipo de Documento Outro
Idioma Português
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