Document details

A formação em contexto na reconstrução praxiológica

Author(s): Mesquita, Cristina cv logo 1

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/10870

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Investigação-ação; Educação de infância; Práticas educativas; Métodos de avaliação; Desenvolvimento profissional; Investigação praxiológica


Description
O estudo de caso que se apresenta centra-se na ideia de que a avaliação da qualidade envolve o desenvolvimento profissional e organizacional. Este estudo procura transformação praxiológica de uma instituição de educação de infância, na qual as educadoras e a investigadora se envolveram colaborativamente, para reunir e organizar conhecimento relevante, analisar os dados e desenhar intervenções para a mudança. A formação em contexto foi assumida numa perspetiva ecológica reconhecendo-se que existe uma interconexão entre o desenvolvimento profissional, o desenvolvimento curricular e o sistema de desenvolvimento organizacional (Oliveira- Formosinho & Formosinho, 2008). O quadro de referência para a transformação praxiológica foi a pedagogia da infância que valoriza a voz da criança, a sua competência participativa e a emergência de um currículo socialmente situado. Este estudo de caso de cariz construtivista utiliza a investigação-ação como metodologia e relaciona-se com o Projecto Effective Early Learning/DQP (Pascal & Bertram, 2009) Este referencial foi utilizado como gramática para avaliar a qualidade da instituição em estudo. A análise dos dados situou-se numa linha descritiva e interpretativa, procurando aceder às perspetivas e práticas assumidas, pelas educadoras em duas fases do processo.
Document Type Article
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU