Detalhes do Documento

Ensinar matemática: contributos de um estudo com três professores

Autor(es): Pires, Manuel Vara cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/10554

Origem: Biblioteca Digital do IPB

Assunto(s): Professor de matemática; Conhecimento profissional; Práticas de ensino; Materiais curriculares


Descrição
O artigo apresenta e discute aspetos relacionados com um estudo desenvolvido com três professores de matemática (primeiro ciclo, segundo ciclo e ensino secundário) com uma larga experiência de ensino. O trabalho centrou-se na caracterização do conhecimento profissional (e do conhecimento didático) do professor de matemática e na análise das influências da formação e do papel dos materiais curriculares na construção desse conhecimento. A investigação seguiu uma abordagem de natureza interpretativa tomando por design o estudo de caso. Os resultados do estudo permitem destacar, entre outros, a natureza multidimensional e complexa do conhecimento profissional do professor de matemática, o papel determinante das experiências formativas experimentadas pelo professor, a importância da colaboração com outros professores e da reflexão sobre as práticas, e a relevância dos materiais curriculares no desenvolvimento da atividade mais diretamente ligada à prática letiva da sala de aula.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia