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Experiências de aprendizagem em matemática: refletir não é apenas descrever

Autor(es): Martins, Cristina cv logo 1 ; Pires, Manuel Vara cv logo 2

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/10114

Origem: Biblioteca Digital do IPB

Assunto(s): Reflexão


Descrição
De acordo com o Decreto-Lei n.º 43/2007, nos mestrados profissionalizantes para o ensino, a Prática de Ensino Supervisionada, correspondente ao estágio de natureza profissional, é objeto de um relatório final. Na Escola Superior de Educação de Bragança, este relatório deve apresentar experiências de ensino e aprendizagem abrangendo os vários níveis de educação ou ciclos de ensino e disciplinas do domínio de habilitação, e reflexão crítica sobre as mesmas. Na formação de professores é importante valorizar a reflexão, interessando quer a consideração do seu conteúdo quer a respetiva profundidade. O conteúdo da reflexão incide, frequentemente, na identificação do que foi observado e realizado, das estratégias de ensino utilizadas, do comportamento dos alunos, e do que foi ou não conseguido. A profundidade pode alcançar diversos níveis, desde a descrição da experiência até à procura de justificação dos acontecimentos, bem como, num nível mais elevado, à análise destes segundo várias perspetivas. Nesta comunicação propomo-nos apresentar resultados de um estudo de natureza interpretativa focado na análise de experiências de aprendizagem dos relatórios finais da PES do Mestrado em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico, pretendendo categorizar os aspetos enfatizados nas reflexões realizadas e verificar a profundidade alcançada.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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