Detalhes do Documento

Trabalho matemático com compreensão: a importância das investigações matemáticas

Autor(es): Pires, Manuel Vara cv logo 1

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/10081

Origem: Biblioteca Digital do IPB

Assunto(s): Investigações matemáticas; Compreensão


Descrição
O novo programa de Matemática do ensino básico sugere que os alunos, para além de conhecerem os factos e procedimentos matemáticos básicos, devem desenvolver uma compreensão da Matemática orientada para entender o significado dos conceitos, compreender relações ou analisar um raciocínio ou estratégia. Neste contexto, as tarefas de natureza investigativa, sustentadas em processos matemáticos complexos, podem proporcionar formas de trabalho na aula adequadas a essa exigência, permitindo que os alunos procurem regularidades, façam e testem conjecturas ou formulem generalizações. Esta comunicação analisa a exploração de relações numéricas no triângulo de Pascal desenvolvida numa turma do quinto ano de escolaridade e discute implicações da utilização deste tipo de tarefas na aula de Matemática.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia