Autor(es):
Martins, Cristina
; Pires, Manuel Vara
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/10077
Origem: Biblioteca Digital do IPB
Assunto(s): Reflexão; Prática de Ensino Supervisionada
Descrição
Na ESEB, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, os futuros professores devem elaborar um relatório final alvo de defesa pública. Neste relatório, são apresentadas, de forma contextualizada, experiências de ensino e aprendizagem realizadas no estágio, abrangendo os vários ciclos de ensino e disciplinas do domínio de habilitação, e reflexão crítica sobre as mesmas.
Muitos estudos destacam a relevância dos processos reflexivos seguidos pelo professor, e pelo futuro professor, para dar mais sentido e significado às práticas, designadamente, às práticas letivas. Estes processos reflexivos podem ser desenvolvidos em diferentes momentos ou de modos diversificados. Podem acontecer, na sala de aula, observando o que se passa; ou, posteriormente, descrevendo e analisando o que aconteceu; ou, ainda, projetando o trabalho futuro. Podem debruçar-se sobre um incidente critico da aula ou sobre implicações mais globais na prática. Podem valorizar a descrição da experiência ou procurar justificações para o sucedido ou, ainda, analisar o acontecimento segundo diversas perspetivas.
Nesta comunicação propomo-nos analisar uma experiência de ensino e aprendizagem da Matemática apresentada por uma aluna, futura professora, do Mestrado em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico, no seu relatório final, categorizando os aspetos referidos na reflexão realizada e verificando a profundidade alcançada.