Autor(es):
Martins, Cristina
; Pires, Manuel Vara
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/10070
Origem: Biblioteca Digital do IPB
Assunto(s): Algoritmos; Divisão
Descrição
É frequente ouvir dizer que “muitos alunos não sabem fazer uma divisão”. De uma forma geral esta afirmação, feita quer por pais quer por professores, refere-se a dificuldades dos alunos em seguir e aplicar o algoritmo “tradicional” da divisão. Este algoritmo, articulado com o cálculo mental ou a utilização da calculadora, é um recurso que pode ajudar o aluno a sentir-se confiante na resolução de situações que envolvam a divisão.
Em nosso entender, as dificuldades na aplicação de um algoritmo resultam, em larga medida, da não compreensão das condições do seu funcionamento. Também no programa de matemática do ensino básico é indicado, precisamente, que a aprendizagem dos algoritmos deve ser feita com compreensão, valorizando o sentido de número e de operação, pelo que, num primeiro momento, os alunos devem ter a possibilidade de usar formas de cálculo escrito informais, de construir os seus próprios algoritmos ou de realizar os algoritmos usuais com alguns passos intermédios.
Nesta sessão prática, a partir da resolução de tarefas que poderão ser propostas a alunos do 1.º ciclo do ensino básico, analisaremos e discutiremos aspetos relevantes no ensino e na aprendizagem da divisão, como seja a compreensão dos passos a seguir na aplicação do algoritmo “tradicional”.