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Educação e inclusão social em tempos de transição

Author(s): Patrício, Maria Raquel cv logo 1 ; Osório, António cv logo 2

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/10033

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Educação de adultos; Inclusão social; Envelhecimento ativo; Aprendizagem ao longo da vida; Aprendizagem Intergeracional


Description
Num contexto de aceleradas mudanças demográficas, aliadas a tempos de crise económica e social, verificam-se consequências significativas para a sociedade europeia, incluindo desafios e oportunidades. São necessárias abordagens inovadoras para uma melhor adaptação às transições que ocorrem ao longo da vida. A União Europeia está empenhada em criar mais e melhor emprego e uma sociedade socialmente inclusiva, colocando ênfase no investimento social para reforçar as competências das pessoas e apoiar a sua participação na sociedade e no mercado de trabalho. A educação pode trazer benefícios para a inclusão social, o envelhecimento ativo e a solidariedade intergeracional. Numa Europa, cada vez mais envelhecida, a educação e a aprendizagem para as pessoas mais velhas tem um papel fundamental a desempenhar na realização de uma vasta gama de objetivos sociais e económicos. Neste sentido, analisamos e refletimos sobre as prioridades da Agenda Europeia para a Educação de Adultos, as politicas de Aprendizagem ao Longo da Vida, os progressos e as oportunidades de uma Aprendizagem para o Envelhecimento Ativo e para a Aprendizagem Intergeracional. Esta comunicação visa debater e identificar o papel da educação e da aprendizagem numa sociedade envelhecida e as suas implicações numa Europa em transição.
Document Type Article
Language Portuguese
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