Document details

Dividir: é mesmo complicado?

Author(s): Martins, Cristina cv logo 1 ; Pires, Manuel Vara cv logo 2

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/10032

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Divisão; Algoritmos


Description
O trabalho desenvolvido com as quatro operações numéricas básicas, com o consequente aperfeiçoamento das capacidades de cálculo aritmético, tem ocupado um papel de destaque nos anos iniciais do ensino básico. Apesar disso, muitos alunos apresentam dificuldades de diferentes tipos que vão persistindo ao longo da sua escolaridade. Tradicionalmente, a divisão é tida como a operação numérica mais complicada e em que os alunos revelam aprendizagens menos consistentes, quer na compreensão das situações que a envolvem quer nos processos de cálculo a que apela. Em particular, é habitual ouvir dizer-se que a generalidade dos alunos não compreende e não consegue aplicar, com sucesso, “o” algoritmo da divisão. Nesta sessão prática, a partir da resolução de tarefas que poderão ser propostas a alunos do 1.º ciclo do ensino básico, analisaremos e discutiremos aspectos relevantes no ensino e na aprendizagem da divisão, como sejam a compreensão do sentido de divisão ou a obtenção de um quociente.
Document Type Conference Object
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU