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Dividir: é mesmo complicado?

Autor(es): Martins, Cristina cv logo 1 ; Pires, Manuel Vara cv logo 2

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/10032

Origem: Biblioteca Digital do IPB

Assunto(s): Divisão; Algoritmos


Descrição
O trabalho desenvolvido com as quatro operações numéricas básicas, com o consequente aperfeiçoamento das capacidades de cálculo aritmético, tem ocupado um papel de destaque nos anos iniciais do ensino básico. Apesar disso, muitos alunos apresentam dificuldades de diferentes tipos que vão persistindo ao longo da sua escolaridade. Tradicionalmente, a divisão é tida como a operação numérica mais complicada e em que os alunos revelam aprendizagens menos consistentes, quer na compreensão das situações que a envolvem quer nos processos de cálculo a que apela. Em particular, é habitual ouvir dizer-se que a generalidade dos alunos não compreende e não consegue aplicar, com sucesso, “o” algoritmo da divisão. Nesta sessão prática, a partir da resolução de tarefas que poderão ser propostas a alunos do 1.º ciclo do ensino básico, analisaremos e discutiremos aspectos relevantes no ensino e na aprendizagem da divisão, como sejam a compreensão do sentido de divisão ou a obtenção de um quociente.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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