Autor(es):
Moutinho, Ana Viale
Data: 2001
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10284/746
Origem: Repositório Institucional - Universidade Fernando Pessoa
Assunto(s): comunicação; publicidade; telecomunicações; órgão de comunicação social; mass media; cultura
Descrição
A 28 de Maio de 1998, a cidade do Porto foi eleita Capital Europeia da Cultura em 2001, em parceria com Roterdão. A Portugal Telecom é uma das empresas patrocinadoras do Porto – Capital Europeia da Cultura ou, por outras palavras, “(…) não podia deixar de estar ligada (…) ao maior evento cultural nacional do início do milénio (…): o Porto 2001 - Capital Europeia da Cultura. Como tal, lançou, a partir de 1 de Janeiro de 2001, uma campanha publicitária com seis anúncios: Música (fig. 1), Artes (fig. 2), Cinema (fig. 3), Dança (fig. 4), Teatro (fig. 5) e a cidade, mas neste artigo só iremos tratar dos cinco primeiros por dizerem respeito à arte. A campanha publicitária foi desenvolvida pela Euro RSCG e utiliza como fundo vários locais bem conhecidos dos portuenses. Assim, e respectivamente, temos a Torre dos Clérigos no anúncio inspirado na Música, a Fundação de Serralves nas Artes, a Livraria Lello no Cinema, o Mercado Ferreira Borges na Dança e a Praça da Ribeira no Teatro. O texto é praticamente igual em todos eles, não fosse a última frase adaptar-se a cada um dos temas. Um dos suportes desta campanha da Portugal Telecom é o Suplemento Quinzenal do Jornal de Notícias, o Jornal Oficial do Porto 2001, como se intitula. O objectivo deste estudo é analisar os anúncios publicitários da Portugal Telecom e do Jornal de Notícias, publicados no referido Suplemento, estabelecendo as suas semelhanças, diferenças e alguns cruzamentos de dados.