Este trabalho tem como objetivo mostrar como é que os Recursos Educacionais Abertos (REA), especificamente os arquivos digitais, podem fazer a interseção entre a educação, através da utilização dos seus recursos em sala de aula, e a sociedade, levando os alunos a ter uma perceção crítica sobre os conteúdos e a questionar sobre práticas ou conceitos do meio envolvente. Para isso mostraremos como é que se podem u...
Poster apresentado na "3.ª Conferência Luso-Brasileira sobre Acesso Aberto", Lisboa, Portugal, 1 e 2 de outubro de 2012 ; Este poster tem como objetivo apresentar uma metodologia de organização e classificação de literaturas e práticas artísticas multimodais a partir do projecto PO.EX’70-80 – Arquivo Digital da Literatura Experimental Portuguesa, o qual vai utilizar a plataforma DSpace para mostrar os seus cer...
Poster apresentado no 11.º Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas: “Integração, Acesso e Valor Social“, Lisboa, Portugal, 18, 19 e 20 de outubro 2012 ; Este trabalho tem como objetivo mostrar como é que os Recursos Educacionais Abertos (REA), especificamente os arquivos digitais, podem fazer a interseção entre a educação, através da utilização dos seus recursos em sala de aula, e a...
O tabaco, chegado à Europa através do movimento dos Descobrimentos, exibe uma história impregnada dos efeitos da publicidade. Nomeadamente, o consumo generalizado do cigarro foi-se instalando em obediência a estratégias publicitárias astutamente delineadas. Actualmente alvo de campanhas dissuasoras, o tabagismo já foi estimulado por uma máquina publicitária poderosa e muito apelativa. Este trabalho apresenta um...
Quando se ensina uma língua estrangeira, devem-se apresentar aos alunos aspectos culturais e a publicidade poderá ser uma boa maneira de mostrar a cultura através de uma perspectiva diferente. Este artigo irá mostrar o que é a cultura e como é que a publicidade poderá ser usada para ensinar alguns aspectos culturais de um país. ; When teaching foreign language classes, one needs to present cultural aspects to ...
Este artigo mostra os resultados da pesquisa feita nos portais dos museus portugueses e brasileiros, cujo objectivo é entender o público-alvo dos seus Serviços de Educação e se estes têm materiais em linha que possam ser usados na preparação de actividades para as visitas. Gostaríamos de contribuir para tornar estas visitas interessantes para os alunos, apresentando oito propostas que possam ser usadas pelos sí...
Diz-se muitas vezes que a tradição já não é o que era. Fala-se na mudança de paradigma da comunicação em linha. Estes dois actos estão associados ao facto de se ter passado de uma comunicação em linha passiva (emissor-receptor) para uma colaborativa (emissor-receptor-emissor-etc.) que, segundo parece, está a agradar bastante aos utilizadores que demonstram o desejo de trabalhar e interagir com ela, em detriment...
Este trabalho destina-se a dar uma ideia de como é que se relacionou a comunicação política com a das empresas tabaqueiras, qual a imagem dos EUA que a Marlboro transmite e como é que a empresa tabaqueira consegue passar a sua mensagem no meio dos protestos anti-tabagistas do século XXI.
The paper I propose is based on images used in advertising and the way some of them influence people, in a psychological perspective, to buy the advertised product or service. Advertising uses four different basic principles known as AIDA: Attention (calls the attention to the product/service), Interest (it provokes and maintains the interest), Desire (awakens it), and Action (leads people to buy or use the pro...
Por ser um termo relativamente recente, e por se utilizar com várias conotações, umas certas e outras erradas, vou abordar o kitsch neste artigo para tentar contribuir com uma achega com vista à sua definição e à sua tipologia. Assim, começarei por definir o termo e sincronizar o seu, aparecimento no espaço e no tempo. Digo sincronizar e não localizar, porque, como veremos, ele começou no séc. XIX na Baviera ...
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