Detalhes do Documento

Educação para a Saúde – Educação para a Cidadania

Autor(es): Toldy, Teresa cv logo 1 ; Jólluskin, Glória cv logo 2 ; Silva, Isabel cv logo 3 ; Meneses, Rute cv logo 4

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10284/3275

Origem: Repositório Institucional - Universidade Fernando Pessoa

Assunto(s): Educação para a cidadania; Educação para a saúde; Promoção da saúde; Competências; Education for citizenship; Health education; Health promotion; Professional skills; Bologna


Descrição
O objectivo do presente estudo é apresentar duas experiências de educação para a saúde e para a cidadania desenvolvidas no âmbito de projectos de extensão comunitária realizadas em contexto universitário – O Projecto Mais Saúde e o Projecto Aprender a Crescer em Paranhos. No presente artigo reflecte-se sobre o desafio com que as Universidades se confrontam no sentido de se tornarem, enquanto instituições com um papel de relevo na promoção do bem-estar das comunidades em que se encontram integradas, elas próprias um instrumento de promoção da saúde daquelas. Reflecte-se, ainda, sobre os contributos dos projectos de extensão comunitária para uma formação mais ampla dos futuros profissionais e para a formação de cidadãos mais activamente envolvidos e mais socialmente responsáveis, sublinhando-se a importância de se proporcionar aos alunos experiências de participação e inclusão na comunidade. The purpose of this study is to present two experiences of health and citizenship education developed in community outreach projects conducted in a university context – Project “More Health” and Project “Learning to Grow in Paranhos”. In this article, we reckon the challenge universities face in order to become an instrument for health promotion, within their role as institutions that promote the well-being of the communities in which they are integrated. This paper also considers the contributions of community outreach projects to a broader training of future professionals and to educate university students in order to prepare them as more actively involved and more socially responsible citizens, underlining the importance of providing students with experiences of social participation and community inclusion.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia