Encontrados 12 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

Autonomia e Consentimento Informado: Um Exercício de Cidadania?

Jólluskin, Gloria; Centro de Estudos Culturais, da Linguagem e do Comportamento (CECLICO), Universidade Fernando Pessoa

Neste trabalho, pretende-se problematizar o consentimento informado à luz das diferentes compreensões da sua relevância para o respeito da autonomia do indivíduo doente. Partimos da definição de autonomia, para, depois, apresentarmos os vários modelos de relação clínico-paciente no que diz respeito, precisamente, à articulação do respeito pela autonomia do doente com a responsabilidade do profissional de saúde....

Data: 2012   |   Origem: Revista Antropológicas

Educação para a Saúde – Educação para a Cidadania: Relato de Duas Experiências ...

Toldy, Teresa; Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Fernando Pessoa

The purpose of this study is to present two experiences of health and citizenship education developed in community outreach projects conducted in a university context – Project “More Health” and Project “Learning to Grow in Paranhos”. In this article, we reckon the challenge universities face in order to become an instrument for health promotion, within their role as institutions that promote the well-being of ...

Data: 2012   |   Origem: Revista Antropológicas

A televisão e os jovens

Jólluskin, Glória

As crianças e jovens são um dos grupos que mais vê televisão. Por outro lado, tem vindo a aumentar a sensibilidade social perante o excesso de actos violentos a que estes assistem através dos meios de comunicação. Fruto desta preocupação, nas últimas décadas, têm vindo a ser desenvolvidos estudos que tentam explorar os hábitos de consumo televisivos, assim como os efeitos que a violência emitida pela televisão ...


Educação para a Saúde – Educação para a Cidadania

Toldy, Teresa; Jólluskin, Glória; Silva, Isabel; Meneses, Rute

O objectivo do presente estudo é apresentar duas experiências de educação para a saúde e para a cidadania desenvolvidas no âmbito de projectos de extensão comunitária realizadas em contexto universitário – O Projecto Mais Saúde e o Projecto Aprender a Crescer em Paranhos. No presente artigo reflecte-se sobre o desafio com que as Universidades se confrontam no sentido de se tornarem, enquanto instituições com um...


Autonomia e Consentimento Informado

Jólluskin, Glória; Toldy, Teresa

Neste trabalho, pretende-se problematizar o consentimento informado à luz das diferentes compreensões da sua relevância para o respeito da autonomia do indivíduo doente. Partimos da definição de autonomia, para, depois, apresentarmos os vários modelos de relação clínico-paciente no que diz respeito, precisamente, à articulação do respeito pela autonomia do doente com a responsabilidade do profissional de saúde....


Análise da fundamentação das decisões dos juízes

Sacau, Ana; Jólluskin, Glória; Castro-Rodrigues, Andreia de; Gonçalves, Salvador; Rua, Filipa; Pinho, Marisa

A partir da análise da importância dada aos relatórios sociais para determinação da sanção elaborados pela Direcção-Geral de Reinserção Social, o objectivo deste trabalho consiste em analisar como os juízes fundamentam a motivação das decisões de sentença. Através de uma metodologia qualitativa baseada na análise de conteúdo de sentenças no âmbito criminal, pudemos identificar três tipos de argumentos usados pe...


O consentimento informado na prática clínica

Jólluskin, Glória

A tomada de decisão clínica é um aspecto fundamental dos cuidados de saúde. Tomar decisões pelo indivíduo sempre se relacionou com o modelo paternalista. A perspectiva centrada na autonomia converte o consentimento informado num aspecto fundamental da prática clínica. Neste trabalho pretendemos explorar a importância do consentimento informado e a partilha na tomada de decisão em contextos de saúde. Assim, cons...


Violência e bullying na escola

Espinheira, Filipa; Jólluskin, Glória

O presente estudo pretende descrever e analisar a prevalência das práticas agressivas e bullying em contexto escolar, utilizando uma amostra de 120 estudantes do 5º ano de escolaridade. Através do questionário de olweus, adaptado por pereira (2002), encontrámos uma elevada percentagem de alunos que já foi vítima de práticas agressivas ou bullying (44,7%). Além disso, os nossos resultados são consistentes com os...


O tribunal do júri no ordenamento jurídico português

Jólluskin, Glória

Desde a década de 60 que a psicologia se tem interessado pelos processos que caracterizam a tomada de decisão judicial. Com este trabalho procura-se realizar uma abordagem introdutória ao estudo psicossocial do tribunal do júri no sistema legal português. também se procurará salientar a importância e a necessidade de realizar investigações nesta área para poder posteriormente comparar a realidade portuguesa com...


A avaliação como ferramenta de análise e de intervenção nas toxicodependências

Nunes, Laura M.; Jólluskin, Glória

A avaliação, enquanto apreciação do estado do indivíduo, assume particular importância no campo da psicologia, mais precisamente na área das toxicodependências. o presente artigo pretende salientar a importância da avaliação psicológica no contexto do consumo de drogas,bem como apresentar algumas sugestões de carácter técnico. São também analisados os aspectos de cariz ético, no sentido de contribuir para uma m...


12 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data







Tipo de Documento


Recurso



Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia