Document details

Ambiente psicossociológico da sala de aula e rendimento escolar

Author(s): Lourenço, Abílio Afonso cv logo 1 ; Rosa, Victor M. P. Da cv logo 2 ; Paiva, Maria Olímpia Almeida de cv logo 3

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10284/2818

Origin: Repositório Institucional - Universidade Fernando Pessoa

Subject(s): Comportamento disruptivo; Sucesso académico; Ambiente da sala de aula; Disruptive behavior; Classroom environment; Academic achievement


Description
Esta investigação procurou analisar a influência do ambiente da sala de aula nos comportamento disruptivos dos alunos, assim como o impacto destes no rendimento escolar. Da amostra fazem parte 217 alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico do centro do Porto. Aplicou- -se a Escala da Disrupção Escolar Professada pelos alunos (EDEP) e a Escala do Ambiente Psicossociológico da Sala de Aula (APSA). Poder-se-á inferir dos resultados que os alunos que percepcionam o ambiente da sala de aula como mais positivo são os que manifestam menos comportamentos disruptivos, bem como obtêm melhores notas. This research sought to examine the influence of the classroom environment upon disruptive behaviors, as well as the influence of these behavior on academic achievement. A sample of 217 middle school students was selected in Oporto. We used the Disruptive Behavior Scale Professed by Students (DBS-PS) and the Psychossociological Environment of the Classroom (APSA) scale. It can be inferred that the students who perceive the classroom environment as more positive are the ones who show less disruptive behaviors and, as a result, they get better grades.
Document Type Article
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU