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Ambiente psicossociológico da sala de aula e rendimento escolar

Lourenço, Abílio Afonso; Rosa, Victor M. P. Da; Paiva, Maria Olímpia Almeida de

Esta investigação procurou analisar a influência do ambiente da sala de aula nos comportamento disruptivos dos alunos, assim como o impacto destes no rendimento escolar. Da amostra fazem parte 217 alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico do centro do Porto. Aplicou- -se a Escala da Disrupção Escolar Professada pelos alunos (EDEP) e a Escala do Ambiente Psicossociológico da Sala de Aula (APSA). Poder-se-á inferir do...


Variáveis explicativas do sucesso escolar

Paiva, Maria Olímpia Almeida de; Rosa, Victor M. P. Da; Lourenço, Abílio Afonso

Estudou-se o papel explicativo do autoconceito nos comportamento disruptivo dos alunos, bem como a influência destes no sucesso académico. A amostra é constituída por 217 alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico do centro do Porto. Foi utilizada a Escala da Disrupção Escolar Professada pelos alunos (EDEP) e a Escala de Autoconceito – “Piers-Harris Children’s Self-Concept Scale-2” (PHCSCS-2). Os resultados sugerem q...


Disrupção Escolar no 3.º Ciclo do Ensino Básico

Lourenço, Abílio Afonso

Relatório apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do título de pós-doutoramento em Psicologia, vertente Psicologia da Educação


Processos auto-regulatórios em alunos do 3º. ciclo do ensino básico : contribut...

Lourenço, Abílio Afonso

Tese de doutoramento em Educação - Área de Psicologia da Educação. ; Esta dissertação teve como racional teórico a teoria sociocognitiva de Bandura (1986, 1997). O 1.º objectivo foi orientado para a análise da dimensionalidade dos seguintes instrumentos: IPAAr (Inventário de Processos de Auto-regulação da Aprendizagem revisto) suportado em trabalhos de Zimmerman (2000a) e de Rosário (2004a), do QAEARA (Questio...


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