O Departamento de Química (DQUI) é uma subunidade orgânica da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora com competências na coordenação de ensinos e no apoio e incentivo à investigação científica, nas áreas da química, bioquímica e engenharia química e bioquímica. No âmbito destas competências nos planos científico e pedagógico, tem-se empenhado num ensino de qualidade, na melhoria das atividades...
O Departamento de Química (DQUI) é uma subunidade orgânica da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora com competências na coordenação de ensinos e no apoio e incentivo à investigação científica, nas áreas da química, bioquímica e engenharia química e bioquímica. No âmbito destas competências nos planos científico e pedagógico,tem-se empenhado num ensino de qualidade, na melhoria das atividades ...
No seu longo percurso ao serviço da humanidade, a Química tem evoluído de forma cada vez mais interdisciplinar, constituindo uma ciência moderna que, pela sua criatividade, está na base das inovações tecnológicas. Neste contexto, uma área de intervenção importante envolve o desenvolvimento de novas substâncias e materiais, visando aplicações emergentes ou optimização de desempenho em aplicações clássicas, em va...
Tese de mestrado, Química, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2010 ; A presente investigação pretende analisar e clarificar qual é a importância da Química para vários públicos (alunos, professores, cidadãos em geral) na sua vida quotidiana. Sabemos que muitos dos nossos comportamentos e decisões podem influenciar e comprometer as gerações futuras. O conhecimento e compreensão sobre o papel da Quím...
Una investigación sobre la opinión del profesorado de química acerca de los contenidos y orientación del curriculum de química de bachillerato, y de la relevancia social y tecnológica de la química en los programas y en la práctica escolar, así como del significado que atribuye el profesorado a la alfabetización científico-química en esta etapa educativa.
Seminário realizado na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, no âmbito do Projecto 0186_AGROCELE_3_E ; O objectivo deste trabalho foi determinar a matéria seca (MS), cinzas, matéria orgânica (MO), proteína bruta (PB), gordura bruta (GB), açúcares totais, amidos e estimar, a partir da composição química, a EM ruminantes, EM suínos, EM aves, ED coelhos e ED cavalos de cada uma de 10...
Metáforas estão presentes no discurso de dependentes químicos participantes de grupos de ajuda mútua. Neste estudo, procurou-se identificar, através da análise do conteúdo do discurso de quatro participantes de um grupo de ajuda mútua de dependentes químicos, as metáforas relativas à dependência química e aos processos de recaída e de recuperação e suas relações com a teoria, implícita ou explícita, sobre depen...
Neste estudo fez-se a caracterização da composição química somativa (cinzas, extractivos, lenhinas e polissacáridos) da madeira de cerne e de borne de Quercus faginea proveniente de um local do Nordeste Transmontano (Macedo de Cavaleiros). Foram seleccionadas e abatidas 10 árvores de Quercus faginea e retiradas amostras de discos a 1,30 m de altura da árvore. As árvores de Quercus faginea estudadas apresentaram...
Foi utilizada matéria-prima proveniente de 3 diferentes sistemas de produção, cujas matrizes produtivas são conhecidas: 1) porcos de raça Alentejana engordados em “montanheira” (PAM); 2) porcos de raça Alentejana DOP e 3) porcos industriais (PI). Os lombos frescos foram identificados e sujeitos ao mesmo processo tecnológico de elaboração na fábrica Companhia Alentejana de Enchidos Tradicionais. Foi determinada ...
Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Bioorgânica ; Hoje o conceito de literacia abrange a educação para além do ensino formal. A quantidade de informação que nos alcança diariamente e a rapidez com que descobertas científicas e tecnológicas surgem e são aplicadas exige ao cidadão comum ter uma cultura geral que lhe permita entender, reflectir e formar opinião sobre os diferentes temas da actualidade....
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