Encontrados 63125 documentos, a visualizar página 1 de 6313

Pesquisa efectuada por formação
Ordenado por Relevância

Transferência da formação para o local de trabalho

Almeida, H.

Segundo Cascio e Noe, as organizações despendem uma grande quantidade de tempo e de dinheiro nas actividades formativas com o intuito de facilitar a aprendizagem e transferência de competências relacionadas com o desempenho profissional dos seus colaboradores (Cascio, 2000; Noe et al, 2006). De acordo com o Relatório de Execução do Programa Operacional de Emprego, Formação e Desenvolvimento Social Português foi...


Engenheiros técnicos: que formação?

Sebastião, Fernando

A minha comunicação vai incidir, fundamentalmente, sobre as medidas a tomar pelas Escolas Superiores de Engenharia perante a recente alteração da Lei de Bases do Sistema Educativo tendo por base uma breve reflexão sobre a minha experiência, vivida numa Escola jovem, com formação nesta área, que é a Escola Superior de Tecnologia de Viseu Esta Escola, tal como as suas congéneres entretanto criadas em Portugal, su...


A formação de catequistas

Rodrigues, Luís Miguel Figueiredo

Este texto aborda a formação de catequistas, tendo como referência a catequese de iniciação cristã e as implicações para os agentes de pastoral.


Formação contínua: relatos e reflexões

Serrazina, Maria de Lurdes; Gomes, Fernanda; Rosa, João; Portela, José

Neste volume, intitulado “FORMAÇÃO CONTÍNUA: RELATOS E REFLEXÕES”, reúnem-se diversos tipos de documentos produzidos no âmbito do projeto “Qualificação dos Professores em Países Lusófonos” (Programa EU-ACP – EDULINK – ID Number 9 – ACP – RPR – 118#28) – que decorreu entre 31 de dezembro de 2008 e 31 de dezembro de 2011. O objetivo do projeto foi o de “dotar as Instituições do Ensino Superior (IES) de competênci...


Formação contínua e mudança dos professores

Oliveira, Lúcia

Neste artigo são abordados os seguintes assuntos: modalidades de formação do Programa de Formação Contínua; análise das mudanças verificadas nos professores que participaram no programa de formação contínua.

Data: 2001   |   Origem: IC-online

Avaliação da formação : um estudo de caso

Veloso, Ana Luísa de Oliveira Marques

Apresentação efetuada no II Simposium Nacional sobre Formação e Desenvolvimento Organizacional, Lisboa, 2011 ; A avaliação da formação sendo uma importante e útil etapa do ciclo de formação é também muito exigente no seu desenho e concretização. Algumas das razões que são apontadas para a sua menor realização incidem precisamente sobre as dificuldades metodológicas, em especial a qualidade psicométrica de inst...


Análise das necessidades de formação contínua de professores dos cursos de educ...

Duarte, Carina Sofia Barata

Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009 ; Com esta investigação pretendemos saber quais as necessidades de formação dos professores dos Cursos de Educação e Formação. Procuramos saber quais as necessidades e interesses de formação teriam os professores dos cursos de Educação e Formação. Constatámos que os ...


Imigrantes africanos e formação profissional

Campos, Luís Melo

Este texto discute as relações entre o problema da inserção social dos imigrantes extra-comunitários e o acesso a programas de formação profissional. Pressupõe-se que a formação profissional pode constituir via privilegiada de acesso ao mercado de trabalho e à qualidade do emprego e que a frequência de acções de formação não se esgota na mais valia decorrente do acréscimo de competências técnicas e profissionai...


Contributos para a formação contínua centrada nas práticas profissionais

Santos, Sergio Machado dos; Costa, António Almeida; Formosinho, João; Martins, Ana Maria de Oliveira; Fernandes, António Sousa; Niza, Sérgio

Os autores, membros do Conselho, em número de 13, fundamentam e descrevem as diferentes modalidades de formação pevistas no Regime Jurídico da Formação Contínua, de 1996, e estabelecem as orientações para uma formação mais consentãnea com a inovação em educação e a indução de práticas profissionais mais direccionadas para a acção-concreta dos professores das escolas do ensino não-superior.

Data: 1999   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Avaliação da Formação Contínua de Professores

Casanova, Maria

A influência da formação contínua de professores no seu próprio desenvolvimento pessoal e profissional e no dos seus pares, no desenvolvimento dos alunos, na melhoria da organização de pertença e ainda no desenvolvimento da comunidade educativa é o objeto da reflexão que nos propomos apresentar.

Data: 2013   |   Origem: Repositório Comum

63125 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento











Recurso











Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia