Segundo Cascio e Noe, as organizações despendem uma grande quantidade de tempo e de dinheiro nas actividades formativas com o intuito de facilitar a aprendizagem e transferência de competências relacionadas com o desempenho profissional dos seus colaboradores (Cascio, 2000; Noe et al, 2006). De acordo com o Relatório de Execução do Programa Operacional de Emprego, Formação e Desenvolvimento Social Português foi...
A minha comunicação vai incidir, fundamentalmente, sobre as medidas a tomar pelas Escolas Superiores de Engenharia perante a recente alteração da Lei de Bases do Sistema Educativo tendo por base uma breve reflexão sobre a minha experiência, vivida numa Escola jovem, com formação nesta área, que é a Escola Superior de Tecnologia de Viseu Esta Escola, tal como as suas congéneres entretanto criadas em Portugal, su...
Este texto aborda a formação de catequistas, tendo como referência a catequese de iniciação cristã e as implicações para os agentes de pastoral.
Neste volume, intitulado “FORMAÇÃO CONTÍNUA: RELATOS E REFLEXÕES”, reúnem-se diversos tipos de documentos produzidos no âmbito do projeto “Qualificação dos Professores em Países Lusófonos” (Programa EU-ACP – EDULINK – ID Number 9 – ACP – RPR – 118#28) – que decorreu entre 31 de dezembro de 2008 e 31 de dezembro de 2011. O objetivo do projeto foi o de “dotar as Instituições do Ensino Superior (IES) de competênci...
Neste artigo são abordados os seguintes assuntos: modalidades de formação do Programa de Formação Contínua; análise das mudanças verificadas nos professores que participaram no programa de formação contínua.
Apresentação efetuada no II Simposium Nacional sobre Formação e Desenvolvimento Organizacional, Lisboa, 2011 ; A avaliação da formação sendo uma importante e útil etapa do ciclo de formação é também muito exigente no seu desenho e concretização. Algumas das razões que são apontadas para a sua menor realização incidem precisamente sobre as dificuldades metodológicas, em especial a qualidade psicométrica de inst...
Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009 ; Com esta investigação pretendemos saber quais as necessidades de formação dos professores dos Cursos de Educação e Formação. Procuramos saber quais as necessidades e interesses de formação teriam os professores dos cursos de Educação e Formação. Constatámos que os ...
Este texto discute as relações entre o problema da inserção social dos imigrantes extra-comunitários e o acesso a programas de formação profissional. Pressupõe-se que a formação profissional pode constituir via privilegiada de acesso ao mercado de trabalho e à qualidade do emprego e que a frequência de acções de formação não se esgota na mais valia decorrente do acréscimo de competências técnicas e profissionai...
Os autores, membros do Conselho, em número de 13, fundamentam e descrevem as diferentes modalidades de formação pevistas no Regime Jurídico da Formação Contínua, de 1996, e estabelecem as orientações para uma formação mais consentãnea com a inovação em educação e a indução de práticas profissionais mais direccionadas para a acção-concreta dos professores das escolas do ensino não-superior.
A influência da formação contínua de professores no seu próprio desenvolvimento pessoal e profissional e no dos seus pares, no desenvolvimento dos alunos, na melhoria da organização de pertença e ainda no desenvolvimento da comunidade educativa é o objeto da reflexão que nos propomos apresentar.
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