Este estudo centrou-se nos conhecimentos de Ecologia, nos valores, nas atitudes e na participação, em actividades relacionadas com o ambiente de alunos do ensino básico e do ensino secundário numa Escola Secundária da cidade de Coimbra, durante o ano lectivo de 2010/2011. Pretendeu-se avaliar se os conhecimentos, os valores (antropocêntricos ou ecocêntricos) e o envolvimento em práticas ambientais, estavam rela...
Dissertação de mestrado em ensino da Física e da Química
Este estudo teve como objectivos conhecer e comparar as concepções sobre qualidade de ensino de docentes e estudantes de estabelecimentos públicos de ensino superior da região do Alentejo. Tratou-se de um estudo qualitativo, que incluiu uma análise de conteúdo a uma questão aberta relativa ao modo como 427 estudantes e 103 docentes definiam qualidade de ensino. A análise de conteúdo baseou-se nos modelos teóric...
Este é o relato de experiências de ensino-aprendizagem realizadas no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino da Educação Musical no Ensino Básico, ministrado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. Estas experiências foram realizadas ao longo dos 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico, tendo como principal motivação a valorização da produção musical, nos domín...
Este é o relato de experiências de ensino-aprendizagem realizadas no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino da Educação Musical no Ensino Básico, ministrado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. Estas experiências foram realizadas ao longo dos 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico, tendo como principal motivação a valorização da produção musical, nos domín...
O presente artigo discute práticas de professores que contribuem para desenvolver o ensino exploratório da Matemática e problematiza alguns dos seus desafios. Estas práticas são ilustradas com as de uma professora numa aula ficcionada, inspirada no acompanhamento de aulas de professores que praticam este tipo de ensino, e recorrendo a uma tarefa que pode ser explorada em todos os ciclos de escolaridade.
Este estudo tem como objectivos conhecer e comparar as concepções sobre a qualidade de ensino de docentes e estudantes de três estabelecimentos públicos de ensino superior da região do Alentejo (Portugal) e, no caso dos docentes, conhecer também o que eles sugerem para melhorar a qualidade de ensino nos cursos e nas instituições em que leccionam. Trata-se de um estudo qualitativo, que inclui uma análise de cont...
Este estudo tem como objectivos conhecer e comparar as concepções sobre a qualidade de ensino de docentes e estudantes de três estabelecimentos públicos de ensino superior da região do Alentejo (Portugal) e, no caso dos docentes, conhecer também o que eles sugerem para melhorar a qualidade de ensino nos cursos e nas instituições em que leccionam. Trata-se de um estudo qualitativo, que inclui uma análise de cont...
Este estudo tem como objectivos conhecer e comparar as concepções sobre a qualidade de ensino de docentes e estudantes de três estabelecimentos públicos de ensino superior da região do Alentejo (Portugal) e, no caso dos docentes, conhecer também o que eles sugerem para melhorar a qualidade de ensino nos cursos e nas instituições em que leccionam. Trata-se de um estudo qualitativo, que inclui uma análise de cont...
Not informed. ; Este estudo procurou conhecer e analisar a realidade do Ensino de 2º Grau de Poços de Caldas e as expectaticas dos diretores, professores, e alunos em relação a esse grau de ensino. Iniciamos fazendo uma retrospectiva histórica para situar o desenvolvimento da educação brasileira no contexto social, até chegarmos a Lei das Diretrizes e Bases da Educação nacional Nº 5692/71, que ora norteira o...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |