Neste trabalho pretendemos reunir uma breve panóplia de temas, que constituem os vetores de maior destaque da investigação da psicologia cognitiva e remetê-los, como alicerces básicos do trabalho do professor, para o ensino das ciências.
As Ciências da Linguagem constituem um grupo relativamente jovem no meio das ciências tradicionais. Estará na altura de se imporem e de se assumirem como ciências interventivas em múltiplos domínios que já lhes deveriam dizer respeito.
Pela natureza e quantidade de trabalhos desenvolvidos e publicados, pode dizer-se que, atualmente, a psicologia cognitiva é, claramente, o paradigma dominante. Enquanto os autores pioneiros deste novo paradigma começaram os seus trabalhos no final da década de 1950, a educação deixou que estas ideias amadurecessem, e, somente no final do pretérito século, começou a aproveitar-se intensamente desta nova visão p...
O principal objectivo desta sessão é dar a conhecer à Comunidade Estatística Portuguesa uma pequeníssima parte das potenciais aplicações da Estatística nas Ciências da Vida. Apresentam-se três artigos de carácter expositor e informativo com várias aplicações realizadas no âmbito das dissertações do Mestrado em Matemática Aplicada às Ciências Biológicas do Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica ...
Com o projecto que aqui se apresenta, pretende-se promover a realização de actividades experimentais de ciências por crianças do 1ºCiclo do Ensino Básico (CEB) e do Jardim-de-infância (JI). O projecto desenvolver-se-á em 3 fases: na 1ª ajudam-se os professores e os educadores a implementar actividades de ciências concebidas e organizadas pelos formadores. Na 2ª fase ajudam-se os professores a educadores a conce...
Este artigo busca apreciar as relações entre a psicanálise e as ciências sociais com um olhar crítico sobre os avanços referentes ao campo de estudos psicanalíticos ligado ao social, bem como aos estudos sociológicos permeados por um referencial psicanalítico, desde Freud até hoje em dia. O artigo se calca principalmente na defesa da abordagem psicanalítica no plano social, mostrando que não se trata de um uso ...
Analisam-se a complexidade das Ciências Sociais, seu conceito de "bem supérfluo", que leva à sua discriminação em programas prioritários de governos, as peculiaridades dos usuários desse campo, bem como as conclusões das pesquisas inglesas: INFROSS (Investigation into Information Requirements oi the Social Sciences) e DISSIS (Design of Information Systems in the Social Sciences). Apontam-se as dificuldades e os...
A problematização está na moda: ela é invocada um pouco por todo o lado. Mas designará sempre o mesmo processo? Este artigo tenta explicitar, com base em Bachelard, Canguilhem e Popper, o que é a problematização científica, ao estudar as relações entre problematização e conceptualização em ciências e nas aprendizagens científicas. Para isso, descreve algumas etapas de investigações conduzidas desde há vários an...
Comunicação apresentada na abertura do V.º Congresso Português da Associação Portuguesa de Sociologia - "Sociedades contemporâneas : reflexividade e acção", Braga, Portugal, 12 - 15 Maio 2004. ; Defende-se a ideia de que as Ciências Sociais não podem ser desqualificadas como ciências não prioritárias e não estratégicas, e o desafio tecnológico a que o país deve responder não pode esgotar-se no entendimento ins...
As ciências são um elemento central da cultura contemporânea pelo que a educação científica tem de ser vista como um direito essencial dos cidadãos. A qualidade do ensino das ciências na escola torna-se, portanto, um especial foco de interesse, científico, político e social, ao nível local, nacional, e global. A investigação em educação em ciências tem produzido conhecimentos que permitem compreender os problem...
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