Encontrados 81684 documentos, a visualizar página 1 de 8169

Pesquisa efectuada por avaliação
Ordenado por Relevância

Avaliação da aprendizagem

Dias, Hermínia Brites

Avaliação da aprendizagem? Tipos de avaliação? Estratégia de avaliação? Avaliação: descrições qualitativas e quantitativas dos comportamentos do aluno e julgamentos de valor sobre o desejo de apresentar aqueles comportamentos (Nível de proficiência) vs Classificação: descrições quantitativas dos comportamentos do aluno (Seriação).



Para uma teoria da avaliação formativa

Fernandes, Domingos

A principal finalidade deste artigo é a de contribuir para a construção de uma teoria da avaliação formativa que, no essencial, possa orientar, fundamentar e melhorar as práticas de avaliação nas salas de aula. Para além de se apresentar, discutir e definir o conceito de avaliação formativa alternativa, propõe-se o desenvolvimento de investigação que permita compreender a) os processos de desenvolvimento do cu...


Critérios de avaliação. Da fundamentação à operacionalização.

Cid, Marília

A exigência de certificação das aprendizagens e a sua importância social tem mantido a avaliação sumativa num lugar de destaque na sociedade, arreigada a uma tradição centrada nos produtos da aprendizagem. A avaliação formativa, por sua vez, e apesar de consagrada nos documentos legais orientadores para o Ensino Básico e Secundário desde os anos noventa do século passado, tem levado tempo a implantar-se de form...


A avaliação das aprendizagens dos alunos do 2º ciclo

Viana, Cristina Isabel Santos

O estudo realizado tem como principal objectivo conhecer o processo de avaliação das aprendizagens. Conjugaram-se então duas necessidades: conhecer a forma como é concebida e aplicada a avaliação no 2.º ciclo na óptica do professor e encontrar numa escola com a valência de 2.º ciclo um campo de trabalho para o presente estudo. Consideramos que a avaliação é um processo do qual depende o bom desempenho do aluno ...

Data: 2011   |   Origem: Repositório Comum

Avaliação da Profissionalidade Docente

Casanova, Maria

Propomo-nos neste trabalho abordar o conceito de avaliação e o de pro-fissionalidade e de avaliação de desempenho da profissionalidade docente. Relativamente à avaliação da profissionalidade docente identificaremos quais as suas funções, as suas modalidades e ainda os instrumentos de avaliação. Por fim daremos uma pequena sugestão de ordem prática para a elaboração do Plano Individual de Desenvolvimento.

Data: 2008   |   Origem: Repositório Comum

Avaliação de manuais escolares

Ponte, João Pedro da; Pires, Manuel Vara; Nunes, Cláudia

O grupo de discussão Avaliação de Manuais Escolares, inserido no XVI EIEM — Avaliação em Matemática: Problemas e Perspectivas, centrou-se na problemática da avaliação de manuais escolares de Matemática. A sua actividade desdobrou-se em duas vertentes – por um lado, trabalhando com uma proposta de modelo de avaliação de manuais baseado na aplicação de critérios e, por outro lado, discutindo situações do passado ...

Data: 2008   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

As ferramentas de avaliação na Blackboard : um testemunho

Neto, T. Lino

Apresentação efectuada no "Seminário de Ensino colaborativo e de e-learning”, em Braga, 2011 ; Partilha da experiência pessoal de avaliação com os recursos disponíveis na plataforma Blackboard. Criação de bancos de questões e os testes. Utilização dos recursos disponíveis no GAE.


Avaliação para as aprendizagens em ciências: percepções de futuros professores ...

Cid, Marília; Mohr, Adriana

Cid, M. & Mohr, A. (2013). Avaliação para as aprendizagens em ciências: percepções de futuros professores portugueses e brasileiros. Enseñanza de las Ciencias, Número Extra IX Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias, 776-779.


Avaliação formativa e formação de professores

Rosário, Fernanda; Araújo, Lígia; Fialho, Isabel

O contexto educativo atual é cada vez mais diversificado, mais condicionado por condições económicas difíceis que potenciam desigualdades no sistema educativo e por novas realidades culturais e sociais a que a Escola e os professores não podem ser alheios. O sucesso escolar é atingido de formas cada vez mais diversificadas inutilizando o conceito de escola de massas e requerendo uma escola inclusiva. A prática ...


81684 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento











Recurso











Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia