Avaliação da aprendizagem? Tipos de avaliação? Estratégia de avaliação? Avaliação: descrições qualitativas e quantitativas dos comportamentos do aluno e julgamentos de valor sobre o desejo de apresentar aqueles comportamentos (Nível de proficiência) vs Classificação: descrições quantitativas dos comportamentos do aluno (Seriação).
A principal finalidade deste artigo é a de contribuir para a construção de uma teoria da avaliação formativa que, no essencial, possa orientar, fundamentar e melhorar as práticas de avaliação nas salas de aula. Para além de se apresentar, discutir e definir o conceito de avaliação formativa alternativa, propõe-se o desenvolvimento de investigação que permita compreender a) os processos de desenvolvimento do cu...
A exigência de certificação das aprendizagens e a sua importância social tem mantido a avaliação sumativa num lugar de destaque na sociedade, arreigada a uma tradição centrada nos produtos da aprendizagem. A avaliação formativa, por sua vez, e apesar de consagrada nos documentos legais orientadores para o Ensino Básico e Secundário desde os anos noventa do século passado, tem levado tempo a implantar-se de form...
O estudo realizado tem como principal objectivo conhecer o processo de avaliação das aprendizagens. Conjugaram-se então duas necessidades: conhecer a forma como é concebida e aplicada a avaliação no 2.º ciclo na óptica do professor e encontrar numa escola com a valência de 2.º ciclo um campo de trabalho para o presente estudo. Consideramos que a avaliação é um processo do qual depende o bom desempenho do aluno ...
Propomo-nos neste trabalho abordar o conceito de avaliação e o de pro-fissionalidade e de avaliação de desempenho da profissionalidade docente. Relativamente à avaliação da profissionalidade docente identificaremos quais as suas funções, as suas modalidades e ainda os instrumentos de avaliação. Por fim daremos uma pequena sugestão de ordem prática para a elaboração do Plano Individual de Desenvolvimento.
O grupo de discussão Avaliação de Manuais Escolares, inserido no XVI EIEM — Avaliação em Matemática: Problemas e Perspectivas, centrou-se na problemática da avaliação de manuais escolares de Matemática. A sua actividade desdobrou-se em duas vertentes – por um lado, trabalhando com uma proposta de modelo de avaliação de manuais baseado na aplicação de critérios e, por outro lado, discutindo situações do passado ...
Apresentação efectuada no "Seminário de Ensino colaborativo e de e-learning”, em Braga, 2011 ; Partilha da experiência pessoal de avaliação com os recursos disponíveis na plataforma Blackboard. Criação de bancos de questões e os testes. Utilização dos recursos disponíveis no GAE.
Cid, M. & Mohr, A. (2013). Avaliação para as aprendizagens em ciências: percepções de futuros professores portugueses e brasileiros. Enseñanza de las Ciencias, Número Extra IX Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias, 776-779.
O contexto educativo atual é cada vez mais diversificado, mais condicionado por condições económicas difíceis que potenciam desigualdades no sistema educativo e por novas realidades culturais e sociais a que a Escola e os professores não podem ser alheios. O sucesso escolar é atingido de formas cada vez mais diversificadas inutilizando o conceito de escola de massas e requerendo uma escola inclusiva. A prática ...
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